O certo e o errado na hora de escolher a sua pós-graduação

blog

Quando chega o momento de escolher um curso de pós-graduação, diversos fatores são levados em consideração, desde a universidade e sua localização, até os custos envolvidos e qual carreira aquele diploma pode te ajudar a alcançar. E esses são apenas alguns dos questionamentos.

Para facilitar a sua escolha, selecionamos algumas sugestões de atitudes certas e erradas quando você estiver escolhendo seu curso de pós-graduação.

Certo

Pense sobre o que você quer e o porquê
Qual é o seu objetivo ao ter um diploma de pós-graduação? Você deve considerar suas opções tendo em mente seus objetivos de carreira: você quer mudar de carreira ou precisa desse diploma para poder seguir em uma área que já tem afinidade? Esse diploma te ajudará a aumentar seu salário ou perspectivas trabalho? O valor do curso valerá a pena?

Outro aspecto importante é decidir qual tipo de pós-graduação você está interessado: o taught, que segue um formato similar ao dos cursos de graduação, em que você terá um mix de módulos obrigatórios e opcionais em cada semestre, lecionados através de aulas expositivas, seminários ou laboratórios, ou o formato de research, focado em pesquisa e que oferece muito mais independência e menos tempo de aula.

Tendo uma ideia clara de quais são seus objetivos, você poderá pesquisar de forma mais precisa quais universidades e cursos te ajudarão a atingi-los.

Se certifique de que você está fazendo a pós-graduação pelas razões certas

Enquanto muitos estudantes gostam de fato da vida universitária e acadêmica, utilizar um curso de pós-graduação como uma forma de evitar a sua entrada no mercado de trabalho não é uma boa ideia. Se você não tem certeza sobre qual caminho seguir, talvez seja melhor tirar um tempo para avaliar suas opções ou tentar procurar uma vaga no setor em que gostaria de trabalhar.

Participe de eventos educacionais

Eventos educacionais como a QS World Grad School Tour são extremamente úteis no processo de escolha de um curso de pós-graduação: você pode conhecer representantes das universidades em que você está interessado e tirar todas as suas dúvidas pessoalmente, o que te dá a oportunidade de saber mais sobre os cursos, incluindo os requisitos para poder se aplicar e como você pode aumentar as chances de ser aceito.

 

Converse com ex-alunos

Fazendo isso você terá uma visão honesta sobre o que a pessoa achou do curso, o que está fazendo depois de se formar e como arcou com os custos. Se você não conseguir entrar em contato com nenhum ex-aluno, uma alternativa é pesquisar a carreira de alunos daquela instituição para ter uma ideia de como a carreira deles progrediu depois de se graduarem.

Errado

Tomar decisões precipitadas

Dependendo de onde você quer estudar, cursos de pós-graduação podem ter valores muito altos, além de uma alta carga horária. Portanto, dê uma passo para trás, como mencionamos anteriormente, e realmente avalie o que você pretende obter com esse curso. A principal mensagem que queremos passar é: não escolha um curso ou uma universidade sem antes fazer uma pesquisa minuciosa.

Se basear apenas em rankings universitários

Apesar de rankings universitários como o QS World University Rankings® serem muito úteis ao nos passar informações sobre as universidades mais prestigiadas internacionamente, eles não devem ser necessariamente sua única fonte de informação ao escolher um curso. Idealmente, você também precisa saber se o perfil da instituição, sua localização e o estilo de vida do local combinam com você.

Esquecer de pensar sobre o financiamento

Outro fator muito importante no processo para escolher uma pós-graduação é determinar como você irá arcar com os custos. Um bom lugar para começar é o site oficial da universidade em que você tem interesse em estudar, pois lá você poderá encontrar informações sobre bolsas de estudo, empréstimos, prêmios e outras formas de assistência financeira oferecidas. Também é uma boa ideia checar informações no site do governo do seu país e do país em que planeja estudar, assim como outras instituições que oferecem bolsas de estudo, empréstimos para estudantes e patrocínio. Você também deve pesquisar o custo médio de vida no país em que planeja estudar para que possa preparar um orçamento.

Subestimar o esforço necessário para fazer sua pós

Você provavelmente já ouviu que cursos de mestrado e doutorado são muito mais desafiadores do que um curso de graduação, mas muitos estudantes são surpreendidos com a intensidade do curso, que exige muita motivação e que trabalhem de forma mais independente do que antes (com menos horas de contato com professores). Isso significa que você provavelmente terá muito menos tempo para sair e socializar do que você tinha quando era um aluno da graduação. Portanto, é muito importante que quando você estiver escolher uma pós, tenha certeza de que você está pronto para se comprometer, sem perder o interesse, mesmo quando a carga de trabalho ficar intensa.

Que tal começar a busca por sua pós-graduação internacional em um de nossos eventos? Algumas das melhores universidades de todo o mundo estarão em São Paulo e no Rio de Janeiro tirando suas dúvidas sobre o processo de admissão em um curso no exterior.

Registre-se gratuitamente e garanta a sua vaga:

QS World Grad School Tour                                                                                                       

São Paulo

Data: 1 de fevereiro de 2018
Local: Hotel InterContinental – Alameda Santos, 1123
Inscreva-se aqui

Rio de Janeiro

Data: 3 de fevereiro de 2018
Local: Hilton Copabacana – Av. Atlântica, 1020
Inscreva-se aqui

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s