Quais perguntas você deve fazer em uma feira universitária

photo-0145

Quando você está escolhendo quais universidades irá se aplicar, não existe forma melhor de saber se aquela instituição é certa para você do que falar pessoalmente com um representante da mesma ou visitar o campus. Infelizmente, isso nem sempre é possível, principalmente quando estamos interessados em estudar no exterior e temos universidades de diferentes países como opção. Com isso em mente, uma ótima alternativa é participar de uma feira universitária em sua cidade.

Feiras, como as que são organizadas pela QS, sempre contam com a presença de diversos representantes de algumas das universidades mais prestigiadas internacionalmente, te dando a chance de falar diretamente com aqueles que são responsáveis pelo processo de admissão de novos alunos.  Essa é a oportunidade perfeita para que você receba dicas diretamente da fonte e já deixe uma ótima primeira impressão. Além disso, você poderá ter uma noção muito melhor sobre cada curso ou universidade do que se estivesse somente lendo essas informações na internet.

Para conseguir aproveitar ao máximo o evento e tirar todas as suas dúvidas é fundamental que você se prepare e pense em quais perguntas quer fazer. Para te ajudar, preparamos uma lista com algumas questões essenciais que abrangem algumas das principais dúvidas dos participantes. Confira:

Perguntas sobre a universidade

A universidade oferece o curso em que estou interessado(a)?

Nessa questão em especial, o ideal é que você faça primeiramente uma pesquisa antes de comparecer ao evento para saber quais das universidades que estarão presente possuem cursos na área em que você quer estudar. No dia do evento, também é interessante confirmar essas informações com os representantes já que é possível que tenham feito algumas mudanças na estrutura do curso, por exemplo.

Por que devo me aplicar para a sua universidade?

Os representantes das universidades sempre tem um pitch preparado para mostrar os diferenciais e pontos positivos de sua instituição. Não tenha medo de fazer mais perguntas e se aprofundar nas características da universidade que mais te atraíram.

Como é a estrutura da universidade? A biblioteca fica aberta 24 horas?

Muitas vezes ficamos tão focados no curso em si que esquecemos que a estrutura física da universidade também é um fator muito importante no processo de escolha. Saber mais sobre as instalações do campus, como laboratórios e bibliotecas, te dará um ideia melhor de como seria sua experiência e o quanto de apoio acadêmico aquela instituição oferece.

A acomodação é garantida? Qual é o valor médio do aluguel pago pelos estudantes?

Além da parte acadêmica da universidade, você também precisa saber sobre que tipo de acomodação ela oferece. Nem todas as instituições garantem acomodação para seus estudantes, portanto esse fator, combinado com aspectos financeiros, como gastos com aluguel, podem ser decisivos se você está em dúvida entre duas ou mais universidades.

Perguntas sobre o curso

Quais são os pontos fracos desse curso?

Obviamente os representantes das universidades sempre focarão em todos os pontos positivos da instituição que estão representando, mas é importante que você tente descobrir as áreas em que ainda precisam melhorar, focando seu questionamento em fatores que são indispensáveis para você.

Quais são as perspectivas de trabalho após a graduação? Onde ex-alunos estão trabalhando hoje?

Atualmente, uma das grandes vantagens atreladas a um curso de pós-graduação é a possibilidade de alavancar sua carreira, portanto ao fazer essa pergunta você poderá ter uma noção do quão preparado estará para o mercado de trabalho ao fim do curso, além de também poder se inspirar em termos de quais possibilidades de carreira podem se abrir para você.

Perguntas sobre o processo de aplicação

Como vocês selecionam os alunos? Quais aspectos te chamam a atenção em um candidato?

Se depois de perguntar sobre a universidade e o curso você acredita que aquela instituição é a certa para você, chegou o momento de saber mais sobre o processo de aplicação. Se você estiver conversando com um diretor de admissão no evento, as chances de que ele será a pessoa que eventualmente irá analisar sua inscrição é grande, portanto ter a oportunidade de descobrir o que mais o impressiona te dará uma grande vantagem em comparação com outros candidatos.

Como posso melhorar minha carta de apresentação?

Além de entender melhor quais de seus atributos devem ser destacados em sua carta de aplicação, essa pergunta também pode te ajudar a encontrar formas de você se auto desenvolver antes de escrever a redação. Perguntar sobre livros que você pode ler para se preparar também demonstra seu interesse em aprender, o que pode gerar uma impressão positiva. Se a pessoa que ler a sua carta se lembrar de você no evento fazendo essa pergunta, e sua inscrição demonstrar que você levou as recomendações em consideração, eles sem dúvida ficarão impressionados.

Existe alguma vantagem se eu mandar minha inscrição com antecedência?

Essa é uma questão mais funcional, com o objetivo de receber mais informações sobre a forma como as inscrições são processadas. Mesmo as universidades não confirmando se as vagas vão sendo preenchidas com base na “ordem de chegada” dos formulários de inscrição, podemos concordar que ter sua aplicação como uma das primeiras a serem analisadas é definitivamente melhor do que ser uma das últimas. Não prejudique as suas chances deixando para enviar sua aplicação no último minuto.

Vocês possuem bolsas de estudo ou opções de financiamento?

Essa é sempre uma questão importante para os candidatos, já que os altos custos da anuidade dos cursos são sempre uma dor de cabeça para quem quer estudar no exterior. Ao invés de contar apenas com folhetos e informações genéricas que você pode encontrar online, as feiras te dão a oportunidade de poder explicar a sua situação e receber conselhos individuais sobre como arcar com os custos da universidade.

Com essas questões você sairá da feira com informações valiosas para encontrar o curso do seus sonhos. As inscrições para nossos próximos eventos já estão abertas. Corra pois as vagas são limitadas!

QS World Grad School Tour                                                                                                       

São Paulo

Data: 1 de fevereiro de 2018
Local: Hotel InterContinental – Alameda Santos, 1123
Inscreva-se aqui

Rio de Janeiro

Data: 3 de fevereiro de 2018
Local: Hilton Copabacana – Av. Atlântica, 1020
Inscreva-se aqui

QS World MBA Tour 

São Paulo

Data: 6 de fevereiro de 2018
Local: Hotel InterContinental – Alameda Santos, 1123
Inscreva-se aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s