3 sinais de que você está pronto(a) para uma pós-graduação

Ambition

Fazer ou não uma pós-graduação? Para aqueles que recentemente finalizaram sua graduação ou mesmo para quem já tem alguns anos de experiência e está buscando uma especialização, esse é uma importante questão. Aqui apresentamos alguns pontos a serem considerados se você está pensando em dar esse próximo passo em sua formação:

1. Uma pós pode impulsionar sua carreira

Você está tendo dificuldade para conseguir uma vaga na sua área? Ou quem sabe você tenha chegado a um momento de estagnação em sua carreira, sem mais possibilidades de aumento ou promoção? Se você tem interesse em ter um perfil mais competitivo no mercado de trabalho, uma pós-graduação pode ser exatamente o que você precisa. Uma pesquisa feita pela Agência de Estatísticas do Trabalho dos EUA revelou que profissionais que tem uma pós possuem um salário médio maior e uma taxa de desemprego inferior em relação àqueles que possuem apenas uma graduação.

Também é indicado pesquisar sobre a progressão de carreira em sua área de atuação. Pesquise por anúncios de vagas que você almeja alcançar e veja se elas exigem candidatos com uma pós-graduação. Considere conversar com pessoas com mais experiência ou com coaches ou mentores. Pergunte para eles se um diploma de mestrado ou doutorado pode te levar a conseguir um aumento ou promoção.

Se você fez sua lição de casa e confirmou que uma pós pode realmente impulsionar sua carreira, agora é hora de pensar em outros fatores que você também deve levar em consideração.

2. Você está pronto para esse desafio acadêmico

Se já faz algum tempo que você não frequenta as salas de aula, pode ser que leve algum tempo para você se adaptar a carga horária e demandas de um curso de pós-graduação. Na verdade, até mesmo estudantes que começam uma pós logo após sua graduação também relatam uma cerca dificuldade para se ajustar.

As leituras e trabalhos de um curso de pós-graduação são mais avançados e desafiadores, além de a expectativa acadêmica também ser significativamente mais alta.

Uma das melhores formas de saber qual o seu grau de preparação é dar uma olhada nos testes de admissão. A maioria dos departamentos de admissão pedem sua nota no teste do GRE ou GMAT. Você pode encontrar todas as informações sobre os testes e materiais gratuitos de preparação nos site oficiais do GRE e GMAT.

Esses materiais podem te ajudar a entender o nível exigido para as áreas de leitura, redação e matemática. E em retorno, essas informações te ajudarão a decidir se aquele curso é o certo para você ou não.

3. Você tem paixão pela área de estudo

Esse é talvez o fator mais importante no processo para decidir aplicar para um curso de pós-graduação. Como mencionado anteriormente, os cursos de pós demandam muito e consomem boa parte do seu tempo. Se você não gosta da área que está estudando, sua experiência vai ser bem desagradável e você terá pouca motivação para terminar o curso. No entanto, se você tem uma verdadeira paixão e interesse pela área de estudo que escolheu, a experiência será prazerosa e de muito aprendizado.

Encontre a sua pós-graduação dos sonhos na QS World Grad School Tour

Se você está pronto para fazer uma pós, porque não participar de um dos eventos da QS World Grad School Tour na sua cidade? Essa é a sua chance de conversar diretamente com representantes das melhores universidades de todo o mundo e tirar todas a suas dúvidas sobre o processo de aplicação e admissão. Além disso, os participantes poderão assistir a palestras gratuitas e terão a chance de se aplicar para bolsas de estudo exclusivas da QS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s