Os 3 enganos mais comuns sobre bolsas de estudo

Entre o aumento dos valores e as histórias horripilantes sobre dívidas e dificuldades de pagá-las depois da graduação, a ideia de frequentar a universidade pode ser enervante.  Muitos estudantes dependem de apoio financeiro para pagar o custo de uma universidade, mas os empréstimos estudantis são uma carga enorme. As bolsas podem ajudar a mudar essa realidade.

Existem diversos programas de bolsas de estudo, mas é preciso que o candidato encontre as oportunidades corretas para sua situação. Você pode inscrever-se em algumas das becas, das quais você encontrara uma boa disponibilidade. Ainda assim muitos nem tentam. Os resultados da pesquisa FluidReview mostram que mais da metade dos estudantes pesquisados (56%) não se inscreveram para bolsa neste ano. Isso levanta a questão: por quê?

Despois de analisar os dados, a conclusão é que muitos estudantes têm uma perspectiva equivocada sobre as bolsas. A seguir, estão algunas delas.possible-379215__180

1. “Não tenho as qualificações necessárias para concorrer”

Os estudantes, muitas vezes, acreditam que não têm as qualificações para receber ajuda. Consequentemente, eles perdem as oportunidades de solicitar bolsas de estudo. Na verdade, há um alto número de bolsas disponíveis, e nem todas dependem de méritos estudantis ou das melhores notas. No entanto, as universidades nem sempre facilitam o processo, e muitos candidatos nem ficam sabendo que há oportunidades para o seu perfil.

Com todos os avanços tecnológicos, universidades e organizações usam softwares e ferramentas desenhados para que os estudantes tenham um aceso mais simples quando pesquisam. Isso deve facilitar o processo para todos progressivamente.

(Em quántas bolsas se increvou no ano passado?)

(Em quantas bolsas se inscreveu no ano passado?)

2. “O proceso de inscrição é muito longo”

Sim, às vezes o processo de inscrição dura muito tempo, mas os estudantes deveriam analisar o panorama geral. Segundo a pequisa, mais de 84 % dos candidatos só precisam de 3 horas para preencher os formulários. Se o candidato tivesse ganhado uma bolsa de US$ 500 por dia, então teria tido um salário de US$ 62,50 por hora. Assim, apesar do tempo, o processo traz muitos benefícios.

De fato, investir algumas horas no preenchimento de formulários de inscrição pode assegurar o acesso a oportunidades enormes no futuro. É graças às novas tecnologias que as inscrições estão se unificando, permitindo que os estudantes se increvam em diversos programas ao mesmo tempo.

(Quántas horas você precisa para preenchar a inscripsão?)

(Quántas horas você precisa para preenchar a inscripsão típica?)

3. “As bolsas são muito difíceis de encontrar”

Os resultados da pesquisa indicaram que 45 % têm problemas em encontrar uma bolsa com o seu perfil, declarando o processo como “difícil” ou “muito difícil”. Isso é compreensível, uma vez que há diversas oportunidades diferentes, o que pode tornar o processo de pesquisa mais complexo. Além disso, a pesquisa revelou que 75 % dos  inquiridos usam a informação que a sua universidade fornece. De certo modo, isso pode ser interessante, mas traz a preocupação de a instituição não divulgar dados sobre programas privados, por exemplo.

Portanto, os estudantes deveriam tomar a inciativa para pesquisar mais opções afora as de sua universidade. Uma boa maneira de estar atualizado  é seguir as contas de redes sociais relacionadas com bolsas e ficar de olho em suas postagens. As opções estão aí, contudo a responsabilidade de encontrar as bolas recai sobre os ombros das pessoas que querem encontrá-las.

(Quão difícil é encontrar as bolsas pelas que você estaria elegível?)

(Quão difícil é encontrar as bolsas pelas que você estaria elegível?)

Agradecemos a FluidReview pelos gráficos.

Para saber mais sobre as possibilidades de bolsas em programas internacionais, é só escolher o evento mais próximo:

 

Feiras de MBA

09-03 WMT Sao Paulo 300x53309-03 C121 Sao Paulo 300x53309-01 C121 Curitiba 300x53308-30 C121 Belo Horizonte 300x533

08-27 C121 Rio 300x533

 

 

 

 

Feiras de Mestrado

09-05 WGST Sao Paulo 300x53309-03 - WGST Salvador 300x53308-31 WGST Brasilia 300x53308-29 - WGST Rio 300x533

 

 

 

 

Feira de Graduação

09-04 WUT Sao Paulo 300x53308-27 WUT Rio 300x533

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s