Os 5 melhores lugares para cursar um MBA

A QS TopMBA.com Applicant Survey de 2015 revelou quais os melhores destinos mundiais para cursar um MBA. Não é surpresa que os Estados Unidos estejam na primeira posição, na frente de Reino Unido, Canadá, Austrália e Alemanha.

laptop-1071779__180
Segundo a pesquisa, o fator mais importante para os candidatos é o reconhecimento internacional do curso. Em seguida, está a disponibilidade de auxilio financeiro, assim como as possibilidades para trabalhar no país uma vez que tenham graduado. Também vale a pena notar que os primeiros 4 destinos têm o inglês como idioma nativo. Levando em conta que este é um idioma que muitas pessoas falam em todo o mundo e a língua oficial dos negócios, estar em um ambiente anglófono pode agregar mais valor para os estudantes internacionais.

A seguir,  um pouco mais sobre os primeiros 5 destinos da lista do TopMBA.com Applicant Survey e as razões porque são tão populares.

Os Estados Unidos

image

O país é o berço do MBA e continua sendo o destino mais popular para quem busca esse curso. Porém, este ano houve uma pequena queda no interesse dos estudantes internacionais, de 67%  para 65 %, a maior entre os primeiros 20 destinos. Possivelmente, isso se deve ao aumento de estudantes abertos à possibilidade de estudar em diferentes países.

Apesar do declínio, não é provável que os Estados Unidos percam sua posição no topo da lista no futuro próximo. O país é uma potência no  mundo dos negócios e do comércio, e Nova York é o centro de finanças de maior importância mundial. Esta última razão é um fator chave para candidatos de MBA, apesar do custo da cidade!

As oportunidades profissionais são muito importantes para os estudantes de MBA. Na verdade, 51 % dos participantes da pesquisa identificaram o fator como um dos mais importantes na seleção de um destino.

Os Estados Unidos contam com algumas das escolas de negócio mais respeitadas do mundo, como Harvard Business School, Standord GSB e Wharton School na University of Pensylvania, que juntas figuram nas posições mais elevadas da lista de QS Global 200 na secção dos Estados Unidos e Canadá – considerada a  mais importante do mundo. Embora os programas de MBA seja, mais caros em comparação com os europeus, os valores não tem dissuadido os candidatos, que elegeram aos Estados Unidos como o melhor país para cursar um MBA.

O Reino Unido

image

O país anglo-saxão normalmente fica entre os melhores destinos para quem busca uma pós-gradução. Além disso, tem umas das melhores escolas de negócio do mundo. Londres é o núcleo de atividade do MBA, a segunda cidade mais economicamente poderosa do mundo. Apesar dos problemas financeiros decorrentes da crise de 2007/2008 que ainda afetam ao capital britânica, o Reino Unido tem mantido uma economia que cresce de forma consistente.

Londres é a cidade mais competitiva de Europa, e oferece muitas oportunidades aos estudantes internacionais de MBA. Centenas de idiomas são ouvidos diariamente nas ruas da cidade, que celebra a diversidade e encoraja o comercio internacional. Há uma certa flexibilidade nas regulações de comércio sob o governo dos conservadores e oferece um dos regimes tributários mais baratos da Europa – um incentivo para encorajar o crescimento empresarial e as novas startups de empreendedores que deve continuar por, no mínimo, mais cinco anos.

As melhores escolas de negócio dos país com programas de MBA são London Business School (número 1 na Europa), Saïd Business School, Nottingham University Business School e Cranfield School of Management. As escolas  britânicas normalmente oferecem programas de um ano, com preços mais baixos comparadas com os programas americanos, embora sejam mais caras que nas outras nações europeias,  e o custo de vida é alto.

Canadá

Os estudantes nos Estados Unidos e no Canadá são os que apresentam menos disposição de cursar MBA em outras regiões. Portanto, a popularidade de Canadá pode estar relacionada com escolhas de estudantes canadenses ou americanos. Contudo, o país tem muitos programas para estudantes internacionais,  para os quais o há bastante atrativos.

As melhores escolas de negócio de Canadá incluem Desautels Faculty of Management de McGill University, a Rotman School of Management de la University of Toronto e Ivey Business School. Uma das razões pelas que os estudantes internacionais de MBA vão em grandes números para Canadá é a política de trabalho para graduados no país, que permite converter o visto de estudante para um de emprego durante o tempo do programa de estudos, o que não é possível nem nos Estados Unidos nem no Reino Unido.

mba_in_canada_employment_2015_articled
Assim como os vistos de emprego, as leis de imigração do Canadá representam também uma vantagem especial para os estudantes internacionais. Segundo o relatório mais atualizado do Migrant Integration Policy Index  – que analisa o acesso a direitos, responsabilidades e oportunidades igualitários em distintos países -, o Canadá está entre os cinco melhores países.

O país ainda oferece estabilidade econômica e um alto nível de qualidade de vida às pessoas que desejam estudar lá. Embora ainda tenha um custo alto quando comparado com outros destinos, vence os locais já citados aqui na lista em termos de viabilidade financeira. Toronto e Vancuver, por exemplo, figuram em posições de destaque em listas mundiais de melhores lugares para se viver.

Austrália

image

Este ano, Austrália manteve sua posição como o quarto país mais popular para candidatos de MBA. É o destino número um para as pessoas que desejam uma perspectiva global de negócios. O país tem uma proximidade geográfica com a Ásia, e relações comerciais bem desenvolvidas na região do Pacífico. Enquanto o estilo de vida australiano parece muito com o ocidental (isso também se aplica ao ensino), a nação é uma ponte importante entre Oriente e Occidente para estudantes que querem ganhar experiência nos negócios internacionais.

Outro incentivo para estudantes de MBA é a oferta de empregos quando formados. Segundo o QS Jobs & Salary Trends Report, a Austrália tem o segundo melhor salário para graduados com MBA, depois da Suíça, com um média de US$115.600 anuais.

Melbourne Business School, University of New South Wales, Australian National University e La Trobe Business School, todas dentro da lista de QS Global 200 Business Schools Report, estão entre as melhores instuções do país e do mundo. A Austrália tem umas das maiores economias de mercado do mundo; contudo, com as notícias mais recentes sobre a queda das bolsas na China, os candidatos de MBA devem ter cuidado quando considerarem o crescimento econômico futuro de Austrália, já que o país asiático é o maior parceiro comercial de terra dos cangurus.

Veja mais sobre Austrália em nosso artigo sobre Austrália.

Alemanha

A Alemanha superou a França para tomar a quinta posição na QS TopMBA.com Aplicant Survey dos destinos de estudo mais populares. Um número crescente de programas de MBA agora se ensina em inglês; sem dúvida, esse é uns dos fatores responsáveis pelo aumento da popularidade da nação entre estudantes internacionais – apesar de que o país é novo no mundo dos MBA.

image

O país tem a maior economia da Europa, e é um membro fundador da União Europeia e da Eurozona. Portanto, dispõe de relações bem desenvolvidos e está na vanguarda em assuntos econômicos. Ainda figura na sétima posição em termos de salário para os graduados de MBA, com uma média de US$89.000 anuais.

Apesar de não ser um país anglófono, os programas de estudo em inglês são muito populares entre os estudantes internacionais. No ano passado, a European School of Management and Techonology, cuja sede é em Berlim, anunciou que mais do 90 % dos estudantes nos programas de MBA eram estrangeiros. Não apenas as taxas de estudo baixas, como também o custo de vida acessível são duas razões a mais para a popularidade de Alemanha.

Para conversar com universidades canadenses, americanas, britânicas, australianas e alemãs, venha a uma de nossas feiras agora em agosto e setembro:

Cursos MBA

09-03 WMT Sao Paulo 300x53309-03 C121 Sao Paulo 300x53309-01 C121 Curitiba 300x53308-30 C121 Belo Horizonte 300x53308-27 C121 Rio 300x533

 

 

 

 

Cursos de pós-graduação

09-05 WGST Sao Paulo 300x53309-03 - WGST Salvador 300x53308-31 WGST Brasilia 300x53308-29 - WGST Rio 300x533

 

 

 

 

Cursos de graduação

09-04 WUT Sao Paulo 300x53308-27 WUT Rio 300x533

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s