Como se vender a uma banca de admissão de MBA internacional

O proceso de admissão para uma universidade não é coisa fácil, sobretudo quando se olha a taxa de admissão de algunas universidades. Por exemplo, a universidade de Harvard aceitou 11% dos candidatos na sua última seleção, enquanto Stanford GSB tem uma taxa que varia de 5 a 7 %. Entre as notas de GMAT, as cartas de recomendação e as perguntas difíceis das redações de um MBA que, muitas vezes, inclusive solicitam respostas com gravação de vídeo, pode-se perceber que não é apenas importante ter tudo em orde, mas também essencial distinguir-se dos outros candidatos,

stanford-63689_960_720

A universidade de Stanford

O objetivo das escolas de negócios é eleger candidatos que vão agregar valor ao programa com suas experiências e habilidades. Sempre pensando em como estudar na escola de negócios da sua preferência, é preciso que sua redação crie uma visão clara e fácil de compreender do que você pode contribuir ao programa de estudos. Para estar se preparar, listamos abaixo algumas dicas úteis selecionadas junto a bancas de admissão das melhores universidades:

1. Faça sua redação para candidatura a um MBA se sobressair

Sim, você quer se sobressair dentre os outros candidatos a um MBA em suas respostas no formulário de candidatura. No entanto, isto não significa que você deva entrar em uma viagem para descobrir coisas que você fez que ninguém mais na humanidade tenha feito. A diretora de admissões da Standford GSB, Lisa Giannengeli, aconselha que em vez de criar uma larga lista de feitos incomuns ou diferente dos demais candidatos, é sempre melhor explicar diretamente quem você é na aplicação: “Se você concentrar seus esforços em nos contar quem você é, a diferenciação ocorrerá naturalmente”.

Tendo isto em consideração, é recomendável que sua redação de MBA comunique o conceito que você quer transmitir: desde os valores que defende e as experiências que lhe guiaram na sua trajetória profissional até a razão pela qual você acredita que um MBA vai favorecer a sua carreira no futuro. Na verdade, incluir uma estória demasiadamente elaborada em sua candidatura pode causar mais prejuízos que benefícios se você chegar à etapa da entrevista. Do mesmo jeito, o diretor de comunicações, desenvolvimento e admissões da HEC Paris, Philippe Oster, explica que, na hora de se vender, os candidatos deveriam se focar em explicar de modo consistente as mesmas posições expostas em sua candidatura escrita.

2. Pesquise a fundo o programa de MBA em que você deseja estudar

light-bulbs-1125016__180

Se você não pesquisar adequadamente o programa específico para o qual deseja se candidatar, é quase certo que isto será percebido cedo ou tarde, conforme afirma Renice Jones, subdiretor de admissão da Schulich School of Business da York University. “Um dos erros que os candidatos fazem é não pesquisar suficientemente para ter certeza que o programa é ideal para atender suas metas de carreira”.

Este conselho não se limita apenas a impressionar a banca seletiva de um MBA. Quando considera-se o custo de um MBA, deve ser do seu próprio interesse descobrir se o programa oferecido em uma escola de negócios em particular é realmente o que você está procurando, não apenas quanto a metas de carreira, mas também em termos de cultura do campus e o ambiente de aprendizado.

Explicar por que você pode desenvolver-se e alcançar suas metas profissionais específicas durante um processo de candidatura, com certeza, vai ajudá-lo!

3. As cartas de recomendação são importantes

filler-169581_960_720

Não deixe as cartas para o último minuto

Conseguir as cartas de recomendação não se reduz a um mero exercício formal de conseguir documentos. Esta é uma oportunidade para você escolher quem pode descrever melhor suas conquistas e pontos fortes, reforçando o que você escreveu em seu formulário de candidatura. Por isso, quase todas as melhores escolas de negócios aconselham que você selecione alguém que o conheça realmente bem, em vez de um chefe com título impressionante que pouco sabe a respeito de você.

Tal processo de conversar com aqueles que vão lhe escrever uma carta de recomendação é também uma maneira de assegurar o apoio deles, conforme pontua o diretor de marketing e recrutamento d Duke Fuqua, Allison Jamison: “Explique a eles por quê você está se candidatando a um MBA internacional. Se eles entenderem os seus objetivos, é provável que a carta deles seja cheia de referências ao seu trabalho, reforçando sua candidatura.

Isto pode também servir como uma prova de quem eleger para ser uma das recomendações. Se você escolher uma pessoa que o conhece bem, não terá nenhum problema em ter esta conversa antes de pedir-lhes uma carta de recomendação.

Para saber mais sobre dicas de como candidatar-se a um MBA e também conversar com representantes de programas de MBA e pós-graduações internacionais, venha a uma de nossas feiras de augusto e setembro:

Eventos de MBA

09-03 WMT Sao Paulo 300x53309-03 C121 Sao Paulo 300x53309-01 C121 Curitiba 300x53308-30 C121 Belo Horizonte 300x53308-27 C121 Rio 300x533

 

 

 

Eventos de pós-graduação

09-05 WGST Sao Paulo 300x53309-03 - WGST Salvador 300x53308-31 WGST Brasilia 300x53308-29 - WGST Rio 300x533

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Como se vender a uma banca de admissão de MBA internacional

  1. Muito interessante, e posso atestar que suas dicas funcionam pois meu filho uso exatamente esse comportamento e foi aceito em 5 Universidades Americanas. Infelizmente por questões economicas e na época o Brasil estava com tudo em Brasília parado ele ficou com medo de ir e a bolsa não sair e como não tinhamos como banca-lo se isso acontecesse, ele não foi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s