Saiba como permanecer nos EUA após um MBA: os vistos OPT e H1-B

Caso você esteja pensando em estudar nos Estados Unidos, pode ficar mais tranquilo sabendo suas opções de permanecer no país após sua formatura.

A cada ano, milhares de estudantes estrangeiros entram nos Estados Unidos para fazer um curso nas universidades norte-americanas. Depois de obterem um MBA, muitos destes graduados desejam ficar nos EUA, por diferentes motivos. Alguns simplesmente gostam do estilo de vida americano, outros querem desenvolver sua carreira ali. Há também aqueles que se envolvem em uma relação e casam com um cidadão norte-americano, e há aqueles que simplesmente não conseguem voltar ao seu pais de origem.

status of liberty

Independentemente da razão pela qual o estudante quer ficar nos EUA, o processo de conseguí-lo pode ser complicado e, mesmo confuso. De todas formas, estudantes estrangeiros devem saber sobre as suas opções para permanecer nos EUA após a cerimônia de formatura.

Normalmente, qualquer profissional formado nos Estados Unidos têm direito a um período de OPT,  de maio ou junho até maio ou junho do ano seguinte à sua formatura.

Formação prática opcional (OPT – Optional Practical Training)

business-841174__180

Na maioria dos casos, quando um estudante de fora completa o seu programa de MBA, ele é elegível a trabalhar nos EUA em seu campo de formação por um período de 12 meses. Este período chama-se Optional Practical Training (formação prática opcional), ou OPT e permite que o graduado trabalhe ou participe de um estágio para um empregador, inclusive no formato de profissional autônomo, contanto que seja em seu campo de estudo. Em alguns casos, por exemplo, como em áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, este período pode ser extendido por mais 24 meses de OPT.

O visto H-1B

Uma vez que o OPT expira, ou caso o formado em MBA não seja elegível para um OPT, uma das maneiras mais comuns de permanecer nos Estados Unidos é ter um empregador como patrocinador de um visto H-1B. O visto H-1B é emitido para indivíduos que trabalhem para um empregador específico, que requer uma formação educacional particular. O número de vistos H-1B está sujeito a um limite anual e, por isso, é extremamente importante que o graduado se organize com o seu potencial patrocinador a um visto H-1B, assegurando-se que todos os prazos sejam cumpridos a tempo.

Na maioria dos casos, o formulário de solicitação do visto deve ser preenchido pelo empregador até o primeiro dia de abril e, devido ao número de passos preliminares, o graduado e seu empregador devem começar o processo no máximo no começo de março. Mesmo que o pedido de visto for aprovado, o H-1B não começará a valer até outubro daquele mesmo ano.

 

time-481444_960_720

 

Normalmente, a um graduado em MBA é autorizado o período de OPT de um ano, de maio ou junho até maio/junho do ano seguinte. Contanto que o pedido do H-1B seja preenchido antes que o visto de OPT expire, o profissional graduado pode ficar nos Estados Unidos enquanto espera o visto H-1B e, supondo que seja aprovado, ele pode permanecer sob o visto F-1/OPT até 1 de outubro do mesmo ano, quando automaticamente passa a ser classificado como H-1B. A extensão do status de OPT até 1 de outubro é o que os especialistas de imigração chamam de “lacuna do visto”.

Alguns empregadores não têm limite de emissão de visto, como é o caso de universidades e instituições ligadas à educação superior (como hospitais universitários). Portanto, estas organizações podem preencher os requerimentos a qualquer período do ano, com seu empregado começando também a qualquer período do ano.

cambridge-911169_960_720

Empregadores como Harvard podem aplicar para o visto H-1B

 

O visto O-1

african-1128863_960_720

Este visto é uma alternativa ao visto H-1B. O visto O-1 é para indivíduos com habilidades extraordinárias em seu campo. Obter tal visto requere ter um empregador patrocinador; contudo, em certas circunstâncias, o próprio indivíduo pode “se patrocinar”. O padrão para comprovar habilidade excepcional é extremamente alto. A maior parte dos graduados não poderão se qualificar para o visto O-1, a não ser que eles já tenham tido uma vasta experiência em seu campo de conhecimento antes de ter ingressado em uma universidade americana.

 

 

O visto E

Há ainda uma outra alternativa –  o visto E-, que é disponível para as pessoas que desejam começar o seu próprio negócio. Muitos estudantes internacionais que ingressam em uma escola de negócios americana são empreendedores que sonham em fundar seu próprio negócio depois de graduar-se. Se um estudante internacional funda uma empresa nos EUA e investe uma quantidade substancial de capital no negócio, pode obter o visto E justamente para começar seu negócio nos Estados Unidos. Dependendo da nacionalidade do graduado, ele pode ser elegível para um visto de investidor ou um visto E, que não requere um volume específico de investimento.

chicago-55112__180

Centro de Chicago – setor de empresários internacionais

Outras opções

Depois de morar e estudar nos EUA por anos, muitos estudantes internacionais acabam tendo relacionamentos com cidadãos americanos e se casam. Se o casamento é autêntico, obviamente, e não apenas para obter o visto oficial, o esposo/esposa americano/a pode patrocinar o seu parceiro para obter um visto permanente.

Além disso, muitos estudantes internacionais escolhem manter seu status como estudante e continuam a freqüentar a universidade quando não há outra alternativa. Apesar do custo, continuar com os estudos pode ser a única opção para permanecer nos EUA após se formar.

Caso você queira saber mais sobre as opções de trabalho, cursos e vistos nos Estados Unidos, venha a uma de nossas feiras no Brasil:

Feiras de MBA

09-03 WMT Sao Paulo 300x53309-03 C121 Sao Paulo 300x53309-01 C121 Curitiba 300x53308-30 C121 Belo Horizonte 300x53308-27 C121 Rio 300x533

 

 

 

 

 

Feiras de graduação

09-05 WGST Sao Paulo 300x53309-03 - WGST Salvador 300x53308-31 WGST Brasilia 300x53308-29 - WGST Rio 300x533

 

 

 

 

 

Feiras de graduação

09-04 WUT Sao Paulo 300x53308-27 WUT Rio 300x533

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s