Como conseguir bolsas de estudos para um MBA

O que preocupa mais os candidatos a um MBA do que ter que fazer o teste do GMAT? É descobrir como encontrar o dinheiro para pagar a mensalidade, materiais, custos de moradia e mesmo de viagens quando se faz um MBA. Quando pensamos no valor total de um custo de MBA, mesmo os estudantes mais animados começam a suar frio.

Mesmo assim, de alguma forma, a maior parte dos candidatos a um MBA faz com que seu sonho vire realidade. Obviamente, pagar um MBA não é tão simples como apenas preencher formulários e receber o dinheiro porque se está motivado a estudar. Mesmo bolsas de estudos podem não cobrir totalmente os custos de quem quer se tornar parte deste seleto grupo de profissionais.

Faça as contas de quanto vai precisar seu MBAAlém disso, há uma ampla variedade de combinações de empréstimos. Alguns estudantes, são sortudos (e organizados) de precisar de poucos recursos além de sua poupança e uma bolsa de estudos ou duas. Outros, no entanto, têm que solicitar o auxílio financeiro de sua família, além de empréstimos no banco, bolsas de estudos e o dinheiro de algum trabalho freelance para poder pagar seu MBA.

Uma coisa é certa: todo mundo quer obter bolsas de estudos para ajudar no custeamento do curso fora. Mas como conseguir um destes tão desejados “prêmios”? Algumas vezes, é tão simples como apenas preencher o formulário.

Saiba que há muitas bolsas de estudos para MBA, mas a maior parte delas se enquadram em duas categorias de bolsas:  bolsas atribuídas por mérito ou bolsas por necessidade.

As bolsas por mérito cobrem vários tipos de méritos

Bolsas de estudo por mérito geralmente englobam diversas categorias, já que mérito pode significar diferentes coisas para diferentes pessoas. Existem bolsas de estudos para trajetórias já traçadas ou a caminho. Por exemplo, quase toda escola de negócios oferece ao menos um tipo de bolsa relacionada a liderança.

Há também bolsas de estudos baseadas em mérito que são atribuídas a carreiras e direcionamentos específicos. Por exemplo, a London Business School oferece uma bolsa de estudos só para quem já atua na área de varejo e comércio de luxo. O auxílio cobre 50% da mensalidade e há alguns requisitos quanto a cumprir um certo tempo no campus.

Alguns grupos sociais ainda não muito presentes no nível de MBA, como as mulheres, podem se qualificar a uma bolsa de estudos devido a seu perfil demográfico. Tais tipos de auxílio com base em mérito geralmente estão associados à responsabilidades sociais, o que significa que há muitas bolsas especialmente para candidatos de países em desenvolvimento.

Existem diversos tipos de bolsas de MBA - ache a sua

Alguns programas oferecem bolsas de estudos com base em necessidade

Obviamente, todas as escolas tentam oferecer o máximo de bolsas de estudos possível atribuídas por mérito, já que tais auxílios tornam mais fácil que estudantes merecedores sejam bem sucedidos. Mas esta não é a única opção. A maior parte das escolas também possibilita que estudantes consigam obter fundos com base em suas necessidades financeiras.

Na Harvard Business School, cerca de metade de todos os estudantes recebem alguma forma de bolsa de estudos com base em necessidade. O auxílio médio de USD34,000 não é atribuído, no entanto, sem contrapartida. Além da necessidade financeira, os estudantes também devem demonstrar o quanto têm na poupança e as responsabilidades adquiridas nos últimos três anos antes da candidatura. É importante perceber que os estudantes aprovados também podem conseguir um financiamento base antes de receberem bolsas de estudos com base em necessidade. Obviamente, há  condições para tal.

Por fim, boas notícias sobre como custear seu MBA

Se por um lado, poucos candidatos conseguem uma bolsa de estudos integral, há muitos pontos positivos acerca das opções de bolsas disponíveis: muitas delas não exigem que os candidatos completem formulários adicionais. Uma rápida consulta na sessão de custos e auxílios de algumas escolas de negócios pode tranquilizá-lo sobre isto.

INSEAD, por exemplo, dispõe de bolsas que na maioria não exigem candidatura especial. Quando os candidatos completam seus essays e o formulário de candidatura a uma bolsa de estudos por necessidade, já são considerados para outras bolsas. O mesmo é utilizado pela Harvard Business School.

Convenientemente, os candidatos a um MBA com perguntas sobre a sua situação, quantidade a ser recebida como auxílio ou mesmo quando sai a bolsa só precisam contactar o escritório de “auxílio financeiro” de sua instituição de ensino. Ali, os conselheiros podem direcionar os estudantes da forma mais adequada.

Contudo, bolsas com base em mérito requerem a preparação de formulários, ensaios, apresentações e outra série de afazeres antes da emissão da bolsa. É neste momento que telefonar para o escritório de auxílio financeiro pode ser útil.

Bolsas são oferecidas pelas próprias faculdades, mas também por instituições educacionais fora da business school, como a QS.

Por fim, há mais boas notícias aos candidatos a um MBA financeiramente estressados. Todas estas opções de diminuir custos de um MBA são oferecidas diretamente pelas diversas instituições de ensino. No entanto, há muito mais bolsas de estudos disponíveis que não são ligadas à sua instituição. Plataformas como o site Scholars for Development pode ajudar-lhe a encontrar opções relativas ao seu país de origem, campo de estudo ou qualquer outra combinação referente ao seu perfil estudantil.

Mas há algo que você precisa se lembrar: quase todas as bolsas exigem candidatura antecipada e aceitação em um programa. É raro as bolsas de estudos que são disponibilizadas por tempo indeterminado. E este é o lado estressante das bolsas de estudo, não apenas a papelada. Afinal, depois de passar pela candidatura a um programa de MBA, papelada não é mais tão assustador, é?

Este artigo foi escrito por Kathryn Schenk para o blog topMBA.com.

Caso você quiser saber mais sobre bolsas de estudos e conhecer escolas de MBA que têm interesse em recrutar no Brasil, não deixe de vir a um de nossos eventos no fim do ano.

09-03 WMT Sao Paulo 300x53309-03 C121 Sao Paulo 300x53309-01 C121 Curitiba 300x53308-30 C121 Belo Horizonte 300x53308-27 C121 Rio 300x533

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s