Seis passos para planejar um mestrado fora do Brasil

Em busca de novas oportunidades, estudantes estão cada vez mais buscando cursos fora do país. A QS World Grad School Tour, que acontece dia 22, em São Paulo e dia 24 no Rio de Janeiro, ajuda brasileiros a conquistar esse sonho

Cursar um mestrado fora do Brasil está nos planos de muitos estudantes de graduação ou profissionais que já estão no mercado. Mas como fazer para conquistar esse sonho? Algumas dicas são sempre válidas na hora de escolher a melhor universidade, o curso mais adequado e até o país para onde ir em busca de melhores oportunidades de trabalho e uma rica experiência de vida. Para ajudar estudantes e profissionais de São Paulo e do Rio de Janeiro em busca de um mestrado no exterior a tirar suas dúvidas e também saber sobre seletivo de bolsas – parciais ou integrais – de estudo em instituições reconhecidas pelo mundo, acontece no dia 22 de fevereiro, das 14h30 às 20h, no Maksoud Plaza, em São Paulo, e no dia 24, no SulAmerica Centro de Convenções, no Rio de Janeiro, a QS World Grad School Tour, uma das mais importantes feiras de mestrados internacionais do mundo. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site:

WGST SP editedWGST Rio - edited

 

 

Planejamento é a palavra de ordem para quem está pensando em arrumar as malas e ir em busca de um mestrado fora do Brasil. Isso deve começar, pelo menos, um ano antes para que o sonho não vire um pesadelo. “Esse planejamento é fundamental. Não é qualquer pessoa que se encaixa no programa da universidade escolhida, não se adapta aos costumes dos lugares ou não domina o idioma. São pré-requisitos que devem ser levados em conta na hora de optar por um programa desses. E essa é uma oportunidade que nós damos durante a QS World Grad School, das pessoas conhecerem melhor as instituições. Além disso, elas poderão se inscrever para participar de seletivos para conquistar bolsas de estudos. É uma oportunidade ímpar”, diz Leonardo Andrade, diretor de marketing do evento.

Transformando o sonho em realidade

Seis passos são fundamentais para quem quer viver essa experiência. Veja:

  1. Defina a língua que você quer estudar e/ou aprimorar

Esse é o primeiro passo para estudar no exterior. Você deve, no mínimo, ser fluente – ou estar a caminho – disso. Só assim você conseguirá otimizar suas oportunidades. Com o inglês, por exemplo, as chances só aumentam. “Grande parte dos cursos destinados aos acadêmicos internacionais serão ensinados em inglês. As universidades sempre pedem teste de proficiência, então já pesquise sobre o TOEFL e IELTS”, diz Leonardo Andrade.

  1. Que tipo de curso escolher

Durante a sua graduação, teve alguma área do seu curso que você se interessou mais? Talvez essa seja a que você deve investir e desenvolver. “Isso é muito importante para que você tenha sempre foco e não desista no meio do caminho. É uma tarefa difícil, já que há muitas opções oferecidas por diferentes universidades do mundo. Liste, no máximo, três campos específicos”, aconselha.

Rechten bibliotheek-DvA-5397web

  1. Escolher a instituição

Esse é um passo fundamental para estudar fora do país. Procure conhecer todos os detalhes da instituição que deseja estudar: seu método de estudo e pesquisa, perfil dos alunos, localização, cidade onde está localizada. Assim você não corre o risco de não se adaptar ao estilo de ensino.

  1. Autoconhecimento e perfil acadêmico

Você gosta mais da teoria ou da prática? Como prefere estudar? Tem o perfil mais introvertido ou se vira bem em sala de aula? “É importantíssimo esse autoconhecimento para que você não entre na universidade errada. Afinal, será pelo menos um ano se dedicando a esse estudo. Faça bem essa escolha”.

  1. Defina bem a região e país para viver essa experiência

Quando pensamos em mudar de país, os costumes do lugar tendem a ser um dos nossos maiores questionamentos. Como se adaptar a elas? Como não é só uma experiência acadêmica, mas também de vida, o ideal é que você conheça tudo sobre o país e a região que deseja morar por um tempo. Se possível, visite antes para sentir o “clima” da cidade.

  1. Processo de aplicação: documentos

As instituições estrangeiras pedem uma série de documentos para estudantes que estão ingressando nos cursos de mestrado. “Fique atento a tudo que eles pedirem. Na QS World Grad School você terá essa oportunidade de descobrir tudo que precisa para isso. Tire todas as dúvidas, pergunte”, diz Leonardo Andrade.
Para concorrer a uma bolsa de mestrado, serão dois processos seletivos: um para o mestrado e outro para obtenção da bolsa. Os requisitos são: certificado de inglês TOEFL/IELTS; três cartas de recomendação; uma carta de apresentação; histórico escolar traduzido; e preenchimento do formulário online de candidatura.

Radboud classroom Dick van Aalst

Universidades participantes

Algumas das instituições presentes no evento na QS World Grad School:
– Canadá: Schulich Business School – York University;
– espanha: Universitat Autònoma de Barcelona e Universitat Pompeu Fabra;
– Estados Unidos: Hofstra University, Hult International e University of Miami Business School;
– França: ESSEC Business School, HEC School of Management, SKEMA Business School;
– Itália: Politecnico di Torino e Universitá Vita-Salute San Raffaele;
– Suíça: École hôtelière de Lausanne;

SERVIÇO:

QS World Grad School Tour São Paulo
Data: 22 de fevereiro de 2016
Local: Maksoud Plaza (Alameda Campinas, 150 – Bela Vista)
Horário: das 14h30 às 20h
Entrada gratuita

QS World Grad School Tour Rio de Janeiro
Data: 24 de fevereiro de 2016
Local: SulAmerica Centro de Convenções (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova)
Horário: das 14h30 às 20h
Entrada gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s