Boas notícias: Global Teacher Prize tem primeiro brasileiro entre finalistas

O engenheiro químico Marcio de Andrade Batista, professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus do Araguaia, é o único brasileiro entre os 50 finalistas do Global Teacher Prize, considerado o Prêmio Nobel da Educação. Ele foi escolhido entre milhares de candidatos de 148 países, sendo que apenas 29 destas nações estão representadas entre os finalistas. O vencedor será anunciado em março de 2016, em Dubai, e receberá US$ 1 milhão.

Marcio é o primeiro professor brasileiro a chegar na final do prêmio.

Marcio é o primeiro professor brasileiro a chegar na final do prêmio.

Marcio de Andrade recebeu a indicação pelo seu trabalho como professor voluntário desenvolvido desde 2010 em escolas do ensino médio público do Mato Grosso. Vendo a dificuldade que as escolas rurais tinham em obter materiais de ensino e tecnológico, ele criou um programa de iniciação ciêntífica em ciências e sustentabilidade, orientando projetos sugeridos pelos próprios estudantes. A ideia é incentivar o interesse pela ciência desde o ensino básico. “Sempre tive como meta mostrar que ser cientista é tão legal quanto ser jogador de futebol ou outra profissão que os alunos admiram. Queria inserir a ciência dentro do rol de interesses dos alunos”, diz.

Dentre os projetos orientados está a utilização da casca da castanha de baru, típica do cerrrado da região, para fazer pisos, ideia que surgiu durante uma visita à Juína, município próximo à Bolívia. Também trabalhando com baru, uma de suas alunas, Bianca de Oliveira, conquistou o terceiro lugar na edição de 2012 do Prêmio Jovem Cientista, com um projeto de criação de farinhas integrais a partir deste fruto da região.

Mas os projetos não se limitam apenas ao baru e, em outra escola, o soro de queijo restante da produção dos pequenos agricultores locais serve como ingrediente para fazer pães e sorvetes, bem como enriquecer a merenda escolar.

Currículo do professor

Prêmio tem como intenção valorizar a profissão de professores.

Prêmio tem como intenção valorizar a profissão de professores.

Apesar da indicação internacional pioneira, não é a primeira vez que o professor vê seu trabalho sendo destacado: recentemente, ele ganhou o Prêmio Novelis de Sustentabilidade, desenvolvendo um tipo de carregador de baterias de celular movido a energia solar e que pode ser acoplado a bicicletas. Também já foi ganhador do Prêmio Santander de Empreendedorismo em 2006, na categoria Indústria e recebeu menção honrosa da Fundação Getulio Vargas por ter desenvolvido um dos 20 melhores Business Plan no II Desafio GV-Intel de Venture Capital e Empreendedorismo Inovação e Tecnologia em 2007. Foi ainda vencedor do III Prêmio Werner Von Siemens de Inovação Técnológica e recebeu o prêmio Reconhecimento 3M – Consumidor Consciente em 2009.

Com este currículo, Márcio pode realmente ser o primeiro brasileiro a honrar os professos brasileiros com a conquista!

O prêmio

Na primeira edição, a norte americana Nancy Atwell recebeu o prêmio das mãos de Bill Clinton, o Sheik de Dubai e do empresário indiano Sunny Varkey.

Na primeira edição, a norte americana Nancy Atwell recebeu o prêmio das mãos de Bill Clinton, o Sheik de Dubai e do empresário indiano Sunny Varkey.

Para quem acompanha o blog, sabe que o prêmio Globar Teacher Prize foi criado em 2014, pela Varkey Foundation e seu diretor Sunny Varkey, como forma de reconhecer a importância da profissão de educador e de elevar o status dos professores em todo o mundo. Esta será a segunda edição do prêmio, que é patrocinado por Sua Alteza o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro ministro dos Emirados Árabes Unidos e governador de Dubai.

Para saber mais sobre o prêmio, reveja nosso artigo.

Anúncios

3 comentários sobre “Boas notícias: Global Teacher Prize tem primeiro brasileiro entre finalistas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s