Universidade holandesa Radboud promove webinar para Brasileiros. Inscreva-se!

A Universidade Radboud (Nijmegen) é uma universidade pública situada na cidade mais velha da Holanda, a cidade de Nijmegen. Composta por sete faculdades e renomada por seu campus verde, a instituição abriga mais de 19900 estudantes e está ranqueada na 177ª posição do nosso último ranking mundial QS de universidades.

O edifício Grotius abriga a Faculdade de Direito

O edifício Grotius abriga a Faculdade de Direito

Sendo criada como Universidade de Nijmegen pela comunidade católica da Holanda, tinha como prioridade formar os católicos, que eram desfavorecidos politicamente na época. Durante a Segunda Guerra, foi uma das instituições de ensino que sofreu consideravelmente com a perda de professores e destruição de seus prédios. No entanto, desde lá, a universidade tem se transformado em uma das melhores universidades holandesas, com grande foco em pesquisa e em cooperação multidisciplinar.

A Universidade de Radboud é uma das instituições que incentiva seus estudantes a participarem ativamente da vida acadêmcia, interagindo entre si, em um ambiente internacional, com o intuito de ampliar suas perspectivas. É por isso que eles são chamados de uma das melhores universidades com educação “generalista” (o que a gente conhece como multidisciplinariedade, em vez de especialização).

Atualmente, a Universidade conta com 37 programas de mestrados internacionais (e outros 37 em holandês), que são obviamente ensinados em inglês. Além disso, oferecem 2 programas de Bacharelado em inglês (Administração e Economia Internacional e Administração Internacional), bem como diversas oportunidades de doutorado, que geralmente são pagas, já que os doutorandos atuam como professores/pesquisadores.

Estudantes contam com diversas opções de bolsas de estudos.

Estudantes contam com diversas opções de bolsas de estudos.

Dentre os centros de pesquisa que a Universidade Radboud abriga, encontram-se o Instituto de Pesquisa em Administração, o NanoLab Nijmegen, o Instituto Donders de Pesquisa em Cérebro, Cognição e Comportamento, o Laboratório Magnético de Alta Intensidade e o laboratório FELIX. Além disso, o departamento de Medicina da instituição é ligado ao Centro Médico da Universidade de Radboud, um hospital universitário situado no campus Heyendaal (ao lado do departamento de Ciências Naturais), cujas pesquisas têm se destacado como de ponta.

Alunos famosos

Quatro ex-Primeiro Ministros da Holanda se formaram na Radboud University: Louis J.M. Beel (ocupou o cargo em duas oportunidades: 1946-1948 e 1958-1959); Jo M.L.Th. Cals (ocupou o cargo: 1965-1966); Victor G.M. Marijnen (ocupou o cargo: 1963-1965) e Dries van Agt (entre 1977-1982). Todos eles formados pela Faculdade de Direito. A faculdade de ciências também recebeu bastante notariedade quando, em 2010, o professor visitante Andre Geim, juntamente com o PhD Konstantin Novoselov (hoje professor)ganharam o prêmio Nobel de Física por suas pesquisas com o grafeno, o material mais fino do mundo. Além deles, inúmeros professores da Universidade Radboud foram honrados com o prêmio máximo da academia holandesa Spinoza.

Viver em Nijmegen

A cidade de Nijmegen apresenta prédios modernos que servem de mroadia para os estudantes e encontram-se combinadios com a arquitetura histórica da cidade

A cidade de Nijmegen apresenta prédios modernos que servem de mroadia para os estudantes e encontram-se combinadios com a arquitetura histórica da cidade

Situada na província de Gelderland, à beira do rio Waal e perto da fronteira alemã, a cidade de Nijmegen é uma das três cidades mais antigas da Holanda e, em 2005, celebrou 2000 anos de existência. Casa de 170.943 habitantes, a presença de quase 20 mil estudantes a torna bastante jovial e animada, além de bastante internacional. A cidade é também a base de muitas empresas multinacionais e muitos turistas a visitam nas “marchas de 4 dias”que acontecem em julho.

Há muitas opções culturais em seus nove museus regionais e localidades históricas, além de concertos ao ar livre no verão, e o cinema e teatro LUX. Nijmegen conta também com muitos restaurantes e bares, que se combinam com paisagens naturais típicas da região. O transporte por bicicletas, assim como em toda a Holanda, é muito utilizado e ideal para quem estuda na universidade.

Há muitos bares e restaurantes para entretenimento na cidade

Há muitos bares e restaurantes para entretenimento na cidade

Os programas de Mestrados Internacionais

Todos os programas de mestrado falados em inglês são com foque acadêmico (mais próximo ao nosso mestrado do Brasil), divididos nas seguintes áreas:

Dentre os campos de pesquisa mais fortes da universidade encontram-se: Química orgânica; Física da matéria condensada; Astrofísica; Microbiologia; Neurociência cognitiva; Infecção e imunologia; Segurança Cibernética; Genética humana; Linguística; Negócios e direito; Europa e os seus mundos; Língua e comunicação; Desenvolvimento da sociedade e da justiça; Comportamento e educação; Moléculas e materiais; Água e zonas úmidas; Medicina personalizada.

É muito comum que os alunos saiam do mestrado para um doutorado na universidade, já que o doutorado é quase como um emprego, sendo pago.

É muito comum que os alunos saiam do mestrado para um doutorado na universidade, já que o doutorado é quase como um emprego, sendo pago.

Para saber mais sobre cada um dos programas de mestrado destes campos, acesse a página http://www.ru.nl/english/education/master’s-programmes/english-taught

Bolsas de estudo

Há uma variedade de bolsas de estudo disponível para estudar na Universidade Radboud:

Programa de Bolsas de Estudo Radboud
O Programa de Bolsas de Estudo Radboud é um programa de bolsas para estudantes talentosos de fora do Espaço Econômico Europeu (EEE) para que estudem um Mestrado ministrado em inglês. Os estudantes ficam isentos das mensalidades, custos do visto e permissão de residência e recebem seguros de responsabilidade civil e de saúde.

Orange Tulip Scholarship (OTS)
A Bolsa de Estudo Orange Tulip oferece ajuda financeira a estudantes de excelência do Brasil e está disponível para todos os cursos de Mestrado lecionados em inglês na Universidade Radboud. Inclui mensalidades, custos de visto e permissão de residência, além de seguros de responsabilidade civil e de saúde.

A Orange Tulip é um dos maiores programas de bolsas internacionais fornecidas pelo governo de um país.

A Orange Tulip é um dos maiores programas de bolsas internacionais fornecidas pelo governo de um país.

Financiamento de Estudo do Centro Médico da Universidade Radboud
O Financiamento de Estudo do Centro Médico da Universidade Radboud é uma bolsa de estudo integral para estudantes de excelência que querem fazer o mestrado em Ciências Biomédicas ou Mecanismos Moleculares de Doenças. A bolsa cobre as mensalidades e custos de vida.

Bolsas de Estudo Erasmus Mundus para Mestrados em Dinâmica de Sistemas
A Bolsa de Estudo Erasmus Mundus é oferecida pela União Europeia para o Mestrado Europeu em Conjunto de Dinâmica de Sistemas. A bolsa inclui mensalidade, viagem, custos de instalação, seguro e um valor extra mensal para outras despesas.

Bolsas de Estudo Erasmus Mundus para Mestrados PLANET Europe
Esta bolsa Erasmus Mundus é oferecida pela União Europeia para o Mestrado Europeu em Conjunto em PLANET Europe. A bolsa inclui mensalidade, viagem, custos de instalação, seguro e um valor extra mensal para outras despesas.

Para saber mais sobre as bolsas, por favor, acesse a seção de scholarships da universidade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s