Relatório Global de Tendências Estudantes Online – 2015

Como futuros universitários usam recursos online para pesquisar cursos internacionais? Os candidatos de hoje se sentem confortáveis em se conectar com as universidades através de mídias sociais ou preferem manter suas comunicações mais formais? Que informações eles  acham difícil encontrar online e que plataformas tem o maior impacto nas suas decisões finais?

81 - report estudantes

Estas são algumas das questões analisadas no Relatório Global de Tendências: Estudantes Online, publicado pela QS e disponível para leitura online. Baseado na pesquisa anual com estudantes interessados em estudar em outros países, o relatório aborda:

  • As atitudes frente às diferentes plataformas online
  • A mudança dos hábitos quanto ao uso de dispositivos
  • A falta de informações e desafios
  • O crescente papel das redes sociais
  • Os canais de comunicação preferidos

Este ano, o estudo compila as respostas de mais de 5.400 estudantes interessados em estudar fora de 33 países da Europa, Asia, América do Norte, América Latina e África. Os principais pontos incluem:

Há ainda demanda para comunicações offline

Enquanto recursos online estão assumindo cada vez mais importância na pesquisa de futuros estudantes internacionais, fontes de informação offline permanecem em demanda. Talvez surpreeendemente, candidatos à universidades mais jovens são especialmente mais inclinados a procurar por este tipo de canal de comunicação, incluindo material impresso e a oportunidade de falar diretamente com as universidades.

Estudantes latino americanos são os que mais usam mídias sociais como forma de comunicação

Estudantes latino americanos são os que mais usam mídias sociais como forma de comunicação

Estudantes ainda preferem contactar as universidades por email

Até o momento, o email ainda é o rei das comunicações entre estudantes/universidades. E tal canal continua sendo a primeira opção dos estudantes interessados em estudar fora, tanto para contactar como para serem contactados pelas instituições de ensino superior. Quando usado da melhor maneira, as comunicações em email oferecem resposta rápida e personalizada, juntamente a um nível de autoridade e confiança.

As mídias sociais estão se destacando como fontes “essenciais” de pesquisa

Para a maioria dos estudantes, as mídias sociais representam ao menos parte de sua pesquisa por uma instituição de ensino superior, geralmente para trazer uma perspectiva alternativa às informações oficiais. Apenas um quartos dos participantes de nossa pesquisa deste ano classificaram social media como “essencial” ou como “muito importante” em sua pesquisa de universidades, embora seja citada como uma fonte de uso constante.

A pesquisa online dos estudantes varia significantemente ao redor do mundo

A extensão internacional da pesquisa torna possível indicar diferenças significantes nas atitudes dos futuros estudantes das diferentes partes do mundo. Os candidatos da América Latina, contudo, são os que mais utilizam as mídias sociais para sua pesquisa de universidades, enquanto os americanos e canadenses tendem mais a telefonar, quando querem contactar uma universidade.

Para o relatório complete desta interessante pesquisa, acesso o site:

http://www.topuniversities.com/student-report

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s