Ranking QS de Universidades da América Latina 2015

Participe de nosso debate com #QSWUR

Londres, 9 de Junho de 2015

A Universidade de São Paulo (USP) lidera o topo da 5ª edição do Ranking QS de Universidades da América Latina, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A Pontificia Universidad Católica de Chile (UC), que esteve na mais alta posição do ranking nos anos anteriores, caiu para o terceiro lugar.

Nove das dez instituições de ensino melhor posicionadas por produção de pesquisa são brasileiras. No entanto, o Brasil teve um fraco desempenho no indicador de impacto de pesquisa, onde sua melhor universidade – a Universidade de São Paulo (USP) – ficou no 15º lugar.

2015 2014 As 10 Melhores Instituições
1 2 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)
2 3 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)
3 1 PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DE CHILE
4 6 UNIVERSIDAD DE CHILE
5 4 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)
6 8 UNIVERSIDAD NACIONAL AUTÓNOMA DE MÉXICO (UNAM)
7 5 UNIVERSIDAD DE LOS ANDES COLOMBIA
8 9 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”  (UNESP)
9 7 TECNOLÓGICO DE MONTERREY
10 17 UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UNB)
© QS Quacquarelli Symonds 2014-2015 www.Topuniversities.com

 

A maioria das melhores universidades da região são vistas positivamente tanto pelos acadêmicos como pelos empregadores de todo o mundo. A USP, a UC, a Universidade de Chile, a UNAM e a Universidad de Buenos Aires atingiram pontuações perfeitas em nossas pesquisas globais de opinião com representantes da área acadêmica e com recrutadores. Da mesma forma, a Universidad Nacional de Colombia (13ª) também conseguiu a avaliação máxima nesses critérios.

Dentre os países melhor colocados, o Brasil e o Chile continuam dominando o ranking, com o México, Argentina e Colômbia esforçando-se para acompanhá-los. A Argentina conta com três universidades dentre as 20 melhores, mas quase metade de suas instituições perderam posições este ano. Já a UNAM do México reconquistou sua liderança nacional, seguida pelo Tecnológico de Monterrey, ambas configurando entre as 10 melhores instituições. Enquanto 42% das universidades mexicanas melhoraram de posição, 37% desceram no ranking.

Das dez melhores universidades colombianas, metade caíram na lista, com a Universidad de Los Andes Colombia descendo para a 17ª posição. Já a Pontificia Universidad Católica del Perú (19ª) surge entre as 20 melhores e 80% das universidades peruanas subiram no ranking.

A Costa Rica dispõe de três universidades entre as 100 melhores, com a Universidad de Costa Rica (21ª) detendo a melhor colocação. Por sua vez, a Venezuela emplaca quatro, lideradas pela Universidad Central de Venezuela (32ª), enquanto o Equador e o Uruguai possuem duas cada.

“As universidades do México, Argentina e Colômbia atingiram excelência em áreas específicas, mas ainda não possuem a mesma consistência que as melhores instituições do Brasil e do Chile”, afirma o diretor do departamento de pesquisa da QS, Ben Sowter. Ele aponta ainda um dos desafios para o futuro das universidades latino-americanas: “O alto número de estudantes por faculdade é um problema em grande parte das principais instituições de pesquisa da região”.

Vinte países estão representados no ranking das 300 Melhores instituições de ensino da América Latina. O Brasil é líder (com 79), à frente do México (47), Colômbia (41), Argentina (36) Chile (30) e Peru (16).

Ranking de universidades da América Latina destaca USP nas liderança

Ranking de universidades da América Latina destaca USP nas liderança

Nota sobre metodologia

Metodologia
Este ano, estamos publicando a 5ª edição consecutiva do Ranking QS de Universidades da América Latina, criado em 2011 como um complemento ao Ranking Mundial QS de Universidades com a intenção de fornecer uma análise adaptada ao contexto da região.
A metodologia, desenvolvida através de uma extensa pesquisa com especialistas e diretores das universidades latino-americanas, tem permanecido inalterada desde a primeira edição, o que fornece resultados consistentes.
O ranking é gerado a partir de sete indicadores, incluindo a avaliação da reputação da instituição por meio de pesquisas globais com acadêmicos e empregadores. As publicações acadêmicas e o impacto das pesquisas (avaliadas pelo número de citações a uma publicação) são indicadores chaves em nosso ranking.

Além disso, a metodologia inclui dois indicadores distintos que, até o momento, não têm sido utilizados por outros rankings: a proporção de professores com doutorado e o impacto na internet.

Critérios Peso
Reputação Acadêmica 30%
Reputação no Mercado de Trabalho 20%
Relação Aluno po Faculdade 10%
Publicações por Faculdade 10%
Citação a Publicações 10%
Professores com Doutorado (PhD) 10%
Impacto na Internet 10%

No Ranking QS de Universidades da América Latina 2015, 409 instituições foram avaliadas, 405 classificadas e 300 fazem parte da publicação.

Pesquisa Acadêmica
 9,282 respostas: de Acadêmicos da América Latina
38,710 respostas: de Acadêmicos Internacionais que declararam conhecer universidades Latino-americanas
Total: 47,992 respostas

Pesquisa com Empregadores
 9,344 respostas: Empregadores da América Latina
4,022 respostas: Empregadores Internacionais que declararam conhecer universidades Latino-americanas
Total:   13,366 respostas

País/Território Top 50 Top 51-100 Top 101-200 Top 201- 250 Top250-300 Total de universidades por país
Argentina 8 7 13 2 6 36
Bolivia 1 2 1 4
Brazil 17 8 31 12 11 79
Chile 8 6 8 6 2 30
Colombia 5 7 11 8 10 41
Costa Rica 1 2 1 1 5
Cuba 1 1 2 4
Dominican Republic 2 2
Ecuador 2 2 2 1 7
Guatemala 1 2 3
Honduras 1 1 2
Mexico 7 7 16 8 9 47
Nicaragua 1 1
Panama 1 3 1 5
Peru 1 2 8 4 1 16
Puerto Rico 1 1 2
Paraguay 1 2 3
El Salvador 1 1 2
Uruguay 4 4
Venezuela 3 2 2 7
300

QS Quacquarelli Symonds www.qs.com
Formada em 1990, a QS Quacquarelli Symonds é a lider global em informações, pesquisas independentes e soluções em educação superior e carreiras. As atividades da empresa estão espalhadas por 50 países e englobam parcerias com 2,000 universidades internacionais e escolas de negócios. A missão da QS é capacitar pessoas motivadas ao redor do mundo no desenvolvimento de seu potencial através da mobilidade internacional, conquistas acadêmicas e progresso profissional. Para isso, a QS fornece serviços a todos os estágios de uma carreira: graduação, mestrado, doutorado, MBA e formação executiva. A equipe da QS conta com 250 profissionais altamente dedicados em cada canto do mundo, que se comunicam em 35 idiomas. A sede da QS fica em Londres, mas há escritórios principais também em Paris, Cingapura, Bucareste e Stuttgart. Já os escritórios satélites podem ser encontrados em Alicante (Espanha), Pequim, Johannesburgo, Filadélfia, Portland (Oregon), Xangai, Sydney e Washington DC.

Unidade de Inteligência da QS www.iu.qs.com
A QS produz pesquisas em diversas áreas desde 1990, tendo começado com a pesquisa global de empregadores de profissionais com MBA. O Ranking Mundial de Universidades da QS®, projeto mais renomado dentre o portfólio da empresa, existe desde 2004. Foi para atender ao interesse público em informações comparativas de universidades e organizações, bem como a crescente demanda de instituições em compreender a fundo seu ambiente competitivo, que a Unidade de Inteligência da QS (QSIU – QS Intelligence Unity) foi formada em 2008 como um departamento autônomo e distinto. Comprometida com os valores fundamentais de rigorosa integridade, visão única, valor inegável e apresentação acessível, a QSIU busca ser a mais confiável fonte independente de inteligência global no setor de ensino superior.

Ben Sowter
Ben Sowter é o Diretor de Pesquisas da Unidade de Inteligência da QS. Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de Notthingham, onde foi premiado com o Union Prize por sua contribuição ao grêmio estudantil, Sowter foi presidente da Sociedade de Debates da Universidade de Nottingham. Responsável pelo gerenciamento de todos os grandes projetos de pesquisa da QS, Ben Sowter está ativamente envolvido em toda a coleta, compilação e tabulação dos dados que resultam a, entre outros, a publicação do Ranking Mundial de Universidades, no qual ele está envolvido desde a fase inicial em 2014. Colaborador frequente da imprensa, a opinião e o conhecimento de Ben sobre as tendências em educação global são utilizados regularmente pelas grandes publicações mundiais.

Sobre o Scopus
O Scopus
é o maior banco de dados de resumos e citações de literatura acadêmica revisada por pares, dispondo de ferramentas que monitoram, analisam e visualizam as pesquisas. Sua extensa base de dados contém mais de 55 milhões de ítens indexados oriundos de 21.000 títulos de mais de 5.000 editores globais, garantindo uma ampla cobertura interdisciplinar nas áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e artes e humanidades. O Scopus foi desenhado e desenvolvido com a colaboração de pesquisadores e bibliotecários, apresentando links diretos aos artigos integrais submetidos, outros recursos bibliográficos e inter-operabilidade com aplicações como o software de gerenciamento de bibliografia. Além disso, o Scopus é parte do portfólio da Unidade de Inteligência de Pesquisa da Elsevier, que inclui as ferramentas SciVal, o sistema Pure, ativos de dados enriquecidos e Serviços de Análise personalizados.

Sobre a Elsevier
A Elsevier é a líder mundial em soluções de informação que aumentam o desempenho de profissionais da ciência, saúde e tecnologia, capacitando-os a tomar melhores decisões, fornecer melhor atendimento e, às vezes, fazer descobertas inovadoras que avançam as fronteiras do conhecimento e progresso humano. A Elsevier oferece soluções digitais, operadas pela internet — como a ScienceDirect, Scopus, Elsevier Research Intelligence e ClinicalKey —, e publica mais de 2.500 revistas acadêmicas, incluindo The Lancet e Cell, além de mais de 33.000 títulos de livros, que incluem um grande número de trabalhos de referência. A Elsevier é parte do grupo RELX Group plc, líder mundial em soluções de informação para clientes profissionais de todos os setores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s