Apesar de adorarmos tecnologia, Brasil fica muito atrás em ranking que avalia futuro digital de países

O Forum Econômico Mundial divulga todo ano, desde 2001, o Relatório Global de Tecnologia de Informação, que mostra o que os países tem feito para se preparar para um futuro digital. A edição de 2015, disponibilizada na primeira quinzena de abril, trouxe o Brasil na 84ª posição, uma queda de 15 posições desde o ano passado e de 19 posições desde 2012. O país ficou atrás até de populações economicamente menos desenvolvidas como El Salvador ou Ruanda.

Brasil possui grande número de acesso individual a computadores, mas demanda melhor regulamentação e uso por parte dos negócios.

Brasil possui grande número de acesso individual a computadores, mas demanda melhor regulamentação e uso por parte dos negócios.

Além disso, não ficou entre os 50 primeiros em nenhum dos quesitos analisados, que foram 10:
– ambiente: 1. regulatório/político; e 2. de negócios/inovação
– prontidão tecnológica: 3. infraestrutura; 4. preços; e 5. capacitação
– uso: 6. por indivíduos; 7. por empresas; e 8. por governos
– impactos: 9. econômicos; e 10. sociais.

A intenção da pesquisa é associar como o desenvolvimento tecnológico tem impactado e beneficiado as economias nacionais, além do bem-estar das populações. Foram 143 países analisados, sendo que Singapura atingiu a primeira colocação deste ano, passando a Finlândia, detentora da posição no ano passado.

O estudo é realizado pelo Fórum Econômico Mundial, em parceria com a Universidade de Cornell e o INSEAD e avalia os principais pontos a serem trabalhados por cada nação para fazer melhor uso das tecnologias de informação e comunicação.

Somente Estados Unidos é o país americano na lista.

Somente Estados Unidos é o país americano na lista.

As constatações do estudo

A edição de 2015 apontou para o crescente abismo digital existente entre países, sendo que apenas uma menor parte da população do mundo é beneficiada economicamente e socialmente pelo uso das tecnologias. Também indicou como as economias emergentes não exploram o potencial das tecnologias de informação e comunicações para conduzir a transformação social e econômica necessária para que possam atingir o nível das economias mais avançadas.

De acordo com o estudo, apenas 39% da população mundial tem acesso à Internet, apesar de mais de metade possuir um telefone celular.

Como era de se esperar, a edição 2015 do Relatório Global de Tecnologia de Informação indicou que as economias de alta renda ocupam os 30 primeiros lugares. Singapura é o país que melhor aproveita as TICs para o impacto social e econômico, seguido da Finlândia e da Suécia. São 7 países europeus, 2 asiáticos e apenas um americano entre os 10 melhores colocados.

Entre os que subiram de posição estão a Armênia (58ª posição) e a Geórgia (60ª posição) que fazem parte das nações que mais progrediram desde 2012. Fora do Cáucaso, os Emirados Árabes Unidos (23ª posição), El Salvador (80ª posição), a República da Macedônia (47ª posição), as Ilhas Maurício (45ª posição) e a República da Letónia (33ª posição), melhoraram visivelmente durante o mesmo período.

Brasil precisa melhorar o uso da tecnologia para negócios e as habilidades da população em IT. Hora de investir em acadêmicos da área!

Brasil precisa melhorar o uso da tecnologia para negócios e as habilidades da população em IT. Hora de investir em acadêmicos da área!

Quanto aos progressos dos maiores mercados emergentes do mundo, os resultados têm sido decepcionantes. A Rússia é o melhor colocado entre os BRICS, em 41º lugar (subindo 9 posições), enquanto a China permaneceu na 62ª posição. Todos os outros membros do grupo caíram, com a África do Sul a seguir (75º, menos cinco posições), Brasil (84º, baixando 15) e a Índia (89º, piorou seis).

Celulares, Habilidade Tecnológica e Governos

“Os celulares podem estar por toda parte ao redor do mundo, mas a revolução das TIC não será transmitida por voz ou SMS. Sem um melhor acesso a uma internet econômica, uma grande proporção da população global irá continuar a viver em pobreza digital, perdendo os enormes benefícios econômicos e sociais que as TIC representam,” disse Thierry Geiger, economista sênior e coautor do relatório.

O relatório confirma que a liderança governamental é um requisito fundamental para todos os países na criação de um ambiente comercial e regulamentar favorável e de um mercado das TIC competitivo. “Para garantir que as TIC beneficiem a todos, a adoção da banda larga precisa aumentar no geral, mas, especialmente, nas populações de baixa renda. Pessoas e países desconectos estão sendo deixados para trás”, lembrou o dr. Robert Pepper, vice-presidente de Política de Tecnologia Global, da Cisco.

América Latina

Ao menos passamos a Argentina :-(

Ao menos passamos a Argentina 😦

O Chile é o país latino-americano que melhor utiliza a tecnologia da informação e comunicação (TIC) para promover o desenvolvimento social e econômico, de acordo o Relatório Global de Tecnologia 2015, classificado no 38º lugar. Barbados fica em 39º,  seguido por Costa Rica (49) e Panamá (51). Entre as quatro maiores economias da região, a Colômbia é o melhor colocado, em 64º (descendo um), seguido do México (69º, caindo 10), superando o Brasil (em 84º). A Argentina (91º), apesar de ter subido 9 posições, ainda está classificada muito abaixo do ranking.

Embora os desafios ainda sejam consideráveis, a região mostra tendências animadoras, como 14 dos seus 23 países melhorando sua pontuação do ano passado e 19 deles subindo em relação a 2012. Em particular, os paises que mais avançaram posições desde 2012 foram Costa Rica (49º, subiu 9 lugares), El Salvador (80º, acima 23 lugares), Peru (90º, subiu 16) e Bolívia (111º, acima 16).

Para ver o relatório completo, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s