Ciências, Engenharia e TI: Já pensou em estudar em Abu Dhabi, de graça, com ajuda de custo e com grande possibilidade de emprego?

Abu Dhabi é uma das “confederações” que forma o país Emirados Árabes Unidos,  no Golfo Pérsico. Pode parecer complicado, mas é como se cada um dos 7 emirados – Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah – fossem como nossos estados, com seus próprios governos. A diferença é que os emirados têm sua própria soberania e são governados por “xeques” (monarcas) próprios. No entanto, todos eles estão reunidos mediante um conselho, que elege a cada 5 anos o presidente e vice-presidente dentre os 7 representantes dos emirados.

Abu Dhabi é o maior dos emirados, contando com 87% da área total dos EAU (67.340 km²) e sua capital, Abu Dhabi, é a segunda maior cidade dos emirados (a maior cidade é Dubai). A cidade de Abu Dhabi é também a capital do país, sediando muitas das atividades políticas, além de industriais e culturais.

A cidade de Abu Dhabi fica em uma ilha em forma de T e tem quase 1 milhãod e habitantes.

A cidade de Abu Dhabi fica em uma ilha em forma de T e tem quase 1 milhão de habitantes.

Mas e o islamismo?

Sim, o Emirados Árabes Unidos tem como religião oficial o islamismo e o árabe como idioma. No entanto, há uma massiva presença de estrangeiros – 50% no país. Já em Abu Dhabi, esta porcentagem aumenta para 80%, enquanto em Dubai ela é ainda maior, o que significa que, nestas cidades, a língua utilizada largamente é o inglês. Isto porque acredita-se que cerca de 200 nacionalidades convivam no país.

Também devido a esta larga quantidade de estrangeiros, muitas das regras muçulmanas são amenizadas e embora ainda hoje os casais não possam demonstrar afeto em público (melhor nem um beijinho!), as mulheres ocidentais não precisam usar as vestes tradicionais árabes, por exemplo.

É claro, ainda há restrições quanto a casais morarem juntos sem serem casados, o consumo de bebidas alcóolicas e a divisão das mulheres em locais públicos, mas costumes existem em todos os locais (se você já tentou beijar em público como no Brasil em um país do norte da Europa, sabe do que estou falando).

Se você acha que beijar em público é algo apenas proibido nos Emirados, vá para o norte da Europa para escutar um "get a room" quando você beijar um público!!!!!

Se você acha que beijar em público é algo apenas proibido nos Emirados, vá para o norte da Europa para escutar um “get a room” quando você beijar um público!!!!!

Instituto Masdar e os programas de mestrado/doutorado

O Instituto Masdar é uma instituição de referência na região do Golfo Pérsico em temas de energias alternativas, sustentabilidade e ciências ambientais, fazendo parte do projeto de cidade sustentável de Abu Dhabi. A universidade é direcionada exclusivamente para o ensino de pós-graduação e tem seu assessoramento acadêmico realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Inclusive, devido a esta parceria, os estudantes podem fazer cursos, durante um semestre, no MIT.

O Instituto conta com 9 programas de mestrado/doutorado em Ciências, TI e Engenharia:
– Mestrado em Engenharia Química;
– Mestrado em Ciências da Computação e da Informação;
– Mestrado em Engenharia Elétrica;
– Mestrado em Engenharia de Sistemas;
– Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais;
– Mestrado em Engenharia Mecânica;
– Mestrado em Engenharia de Microsistemas;
– Mestrado em Engenharia Ambiental e de Águas;
– Doutorado Interdisciplinar em Engenharia.

Para saber mais detalhes sobre o campus e os interessantes campos de pesquisa, veja o post da Universidade Federal de Uberlândia.

Masdar Institute of Technology tem recebido investimentos massivos, já que Abu Dhabi prepara-se para desenvolver energia depois que seu petróleo acabar.

Masdar Institute of Technology tem recebido investimentos massivos, já que Abu Dhabi prepara-se para desenvolver energia depois que seu petróleo acabar.

Brasileiros e Benefícios

As bolsas são abertas a diversas nacionalidades, mas há uma grande chamada para estudantes brasileiros (supostamente 10 bolsas específicas para brasileiros), já que a universidade tem grande interesse em diversificar culturalmente seu campus.

Como o programa faz parte de um programa de interesse do governo dos EAU, a oferta aos candidatos selecionados é bastante generosa, oferecendo aos estudantes:

– Mensalidade do curso;
– Acomodações no alojamento de Masdar City;
– Seguro médico;
– Livros didáticos e laptop;
– Passagem aérea anual de ida e volta ao Brasil.

ATENÇÃO: Ao término do curso, além do diploma de graduação do próprio Instituto Masdar, os formandos deverão também receber certificado de conclusão emitido pelo MIT.

O instituto quer mais diversidade entre seus alunos e, por isso, pretende oferecer 10 bolsas a brasileiros.

O instituto quer mais diversidade entre seus alunos e, por isso, pretende oferecer 10 bolsas a brasileiros.

Inscrições e requisitos

As inscrições para a pós-graduação acontecem até o dia 31 de maio. Os cursos devem se iniciar em setembro deste ano.

Para se candidatar, é necessário:
– Graduação em Ciências, Engenharia ou Tecnologia da Informação (outras áreas não são consideradas!);
– Médias altas em seu curso (com média de notas de 75 para cima);
– Teste GRE com nota mínima de 155;
– TOEFL, com nota mínima de 91 ou IELTS, com nota mínima de 6.5;
– Currículo em inglês;
– Carta de declaração de por quê pretende estudar no Masdar Institute (em inglês);
– Esboço do projeto de pesquisa.

Para mais informações e para sua inscrição, visite o site https://www.masdar.ac.ae. Além disso, há um contato no Ministério das Relações Exteriores, a diplomata Daniella Conceição Mattos de Araújo, que também está pré-selecionando estudantes brasileiros até o dia 30 de abril: eletrônicodaniella.araujo@itamaraty.gov.br

Anúncios

2 comentários sobre “Ciências, Engenharia e TI: Já pensou em estudar em Abu Dhabi, de graça, com ajuda de custo e com grande possibilidade de emprego?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s