Prêmio Rolex procura projetos que avancem conhecimento humano e bem-estar; inscrições até 31 de maio

A Rolex (sim, a empresa suíça de relógios e uma das marcas mais cobiçadas do mundo) está procurando visionários com iniciativa e projetos promissores para tornar o mundo melhor. Através do Prêmio Rolex de Empreendedorismo 2016, a empresa pretende reconhecer trabalhos nas áreas de tecnologia aplicada, herança cultural, exploração e descobertas, meio ambiente, e ciência e saúde.

©Rolex Awards/Stefan Walter. O italiano Francesco Sauro ganhou o prêmio para sua expedição às montanhas "tepui", sendo uma delas o Monte Roraima, que fica no Brasil.

©Rolex Awards/Stefan Walter. O italiano Francesco Sauro ganhou o prêmio para sua expedição às montanhas “tepui”, sendo uma delas o Monte Roraima, que fica no Brasil.

O Prêmio Rolex de Empreendedorismo foi criado em 1976 para comemorar o 50º aniversário do cronômetro Rolex Oyster, o primeiro relógio impermeável do mundo e, desde então concedeu 130 prêmios monetários para indivíduos, implementando projetos em mais de 60 países.

Em 2009, a Rolex lançou também o programa Jovens Laureados para financiar jovens empreendedores (com idade entre 18 e 30 anos) e seus projetos inovadores. O programa premia, a cada 2 anos, novas ideias brilhantes e encoraja a nova geração a enfrentar os desafios do futuro.

Em 2016, será o 40º aniversário da premiação e, portanto, pretende-se escolher 10 candidatos: 5 Laureados e 5 Jovens Laureados. As iniciativas serão julgadas no começo de 2016 por um juri independente composto por especialistas, geralmente de exploradores, conservacionistas, cientistas, médicos, educadores e inovadores.

Os escolhidos como Laureados (sêniores) receberão 100.000 francos suíços, enquanto os Jovens Laureados serão premiados com 50.000 francos suíços, para que possam desenvolver seus projetos. Além disso, todos podem se beneficiar da publicidade mundial e ganharão um cronômetro Rolex.

“Esperamos receber propostas que demonstrem a energia criativa daqueles que têm um espírito excepcional de empreendedorismo e que querem mudar o mundo”, disse Rebecca Irvin, diretora de filantropia na Rolex.

(© Rolex Awards/ prohot by Nick Harvey) Rebecca Irvin, diretora de filantropia da Rolex na Conferência para a divulgação dos Laureados de 2014.

(© Rolex Awards/ prohot by Nick Harvey) Rebecca Irvin, diretora de filantropia da Rolex na Conferência para a divulgação dos Laureados de 2014.

Quem pode se inscrever?

Os Prêmios Rolex estão abertos a pessoas maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade cujo projeto inovador ajude a expandir o conhecimento do nosso mundo e melhore a qualidade de vida. Os projetos são reunidos de forma ampla nas áreas de ciência e saúde, tecnologia aplicada, exploração e descoberta, meio ambiente e patrimônio cultural.

As propostas dos projetos devem ser claras, originais e com um impacto significativo.

Processo de inscrição

Os candidatos devem apresentar as ideias do projeto em uma pré-inscrição on-line. O prazo final para as pré-inscrições é 31 de maio de 2015.

Somente os pré-inscritos, cujos projetos atendam adequadamente os critérios de seleção, serão convidados pela Rolex para completarem uma inscrição detalhada.

Dados do prêmio

Dados do prêmio desde 1976: 30500 candidatos, 130 premiados, oriundos de 190 países

A pré-inscrição deve ser feita pelo site do Prêmio (www.rolexawards.com).

Depois de criar sua conta de usuário, você terá 3 semanas para completar seu formulário de pré-inscrição, que deve ser feito em inglês. Por isso, tenha à mão:

– seu currículo em inglês, com seus trabalhos, formação acadêmica e atividades relevantes ao projeto (máx. 3 páginas);
– qual categoria seu projeto se encaixa (haverá subcategorias que você deverá escolher);
– Nome do projeto, onde ele será desenvolvido e, principalmente, qual o problema ele pretende resolver; quais os objetivos, recursos e metodologia a serem usados; atividades que já foram completadas e para quê o fundo da Rolex será usado (em 200 palavras).
– por quê você é a pessoa ideal para desenvolver este projeto – seus conhecimentos e suas capacidades (máx. 150 palavras);

Para saber mais, você pode acessar o site do Prêmio ou a página de Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s