Carnaval, Páscoa, Tiradentes… veja como os feriados podem te ajudar nos estudos

O ano mal começou e já tivemos as férias de verão, Carnaval, Páscoa e, agora no final de abril, teremos Tiradentes. Você pode até achar que o Brasil conta com muitos feriados, o que vai depender de sua comparação – alguns países como México e Estados Unidos têm menos, enquanto Finlândia, Japão e Colômbia tem mais. No entanto, saiba que a ciência tem comprovado cada vez mais que feriados e férias, ao contrário do que muitos pensam, ajudam sim a produzir mais e melhor.

O pós-feriado é o período ideal para voltar aos seus estudos e otimizar a sua produção acadêmica.

O pós-feriado é o período ideal para voltar aos seus estudos e otimizar a sua produção acadêmica.

Folgas X Produtividade

Devido ao seu impacto na economia, muitos estudos tem se dedicado a entender a relação entre produtividade e tempo de descanso, conforme mostra o artigo da revista americana Atlantic. Já em 1999, a empresa de seguros de Wall Street New Century Global queria melhorar seus índices de eficiência, contratando para isso o famoso laboratório de Pesquisas Ergonômicas da Universidade de Cornell, que desenvolve software e hardware para melhorar produtividade.

A maioria das pessoas pensa que ergonomia refere-se apenas à design de cadeiras, mas a definição correta da palavra é o estudo de “eficiência no trabalho”. Naquela pesquisa para o New Century Global, o laboratório criou um programa de computador que lembrava os trabalhadores para manter uma boa postura e fazer pequenos intervalos de descanso. A conclusão foi de que as pessoas que receberam os alertas eram 13% mais eficientes do que os que não receberam.

Onze anos depois, a discussão sobre produtividade foi reacendida pelo uso da internet no ambiente de trabalho. Um estudo mostrou que o uso fora de hora da web custa às companhias americanas mais de $178 bilhões por ano em perda de produtividade, enquanto outro estimou esta perda em $5000 anual, por empregado.

O pós-feriado é o período ideal para voltar aos seus estudos e otimizar a sua produção acadêmica.

A internet, com moderação, pdoe sim trazer benefícios ao seu focus no trabalho e nos estudos. Só não dá para ficar o dia inteiro navegando…

Entretanto outras pesquisas descobriram o contrário. A Universidade Nacional de Singapura, por exemplo, concluiu em um estudo que trabalhadores que passaram menos de 20% de seu tempo procurando ofertas na internet eram 9% mais produtivos do que aqueles que evitaram navegar na internet.

Quer dizer que ver videos de gatinhos e cães no youtube nos torna mais produtivos?

Provavelmente, e isto não é uma novidade. Em meados de 1920, a Ford reduziu a semana de trabalho, de 6 para 5 dias e de 48 h para 40 h, depois de descobrir que o retorno de produtividade caía após o limite de 8 horas trabalhadas por 5 dias da semana. Até hoje, muitos pesquisadores afirmam que Henry Ford estava correto quanto ao número máximo de horas de trabalho por semana, já que a produção humana cai consideravelmente depois de 40 horas.

E mais: a maior parte dos estudos acredita que pequenos momentos de concentração, associados a pequenos intervalos de descanso, é a melhor maneira de conseguir o máximo de nossa produtividade, mesmo em um meio acadêmico. Tal sistema é o melhor para que consigamos manter o foco em nossos atividades.

Assistir a videos engraçados ou descontrair por alguns minutos pode ajudar sim para que você faça o seu itnervalo dos estudos. Não esqueça de voltar aos estudos depois.

Assistir a videos engraçados ou descontrair por alguns minutos pode ajudar sim para que você faça o seu intervalo dos estudos. Não esqueça de voltar aos estudos depois.

Mas assim como pequenos intervalos melhoram a concentração, longos intervalos ajudam a performance de trabalho. A falta de férias, por exemplo, aumenta o número de erros e mal-estar nas companhias, de acordo com a revista Businessweek . Além disso, o esgotamento físico e psicológico pode trazer muitos trabalhadores não só a não gerar produtividade, mas também pedir tempo de licença médica.

Você pode escrever aquele parágrafo depois do feriado

É depois das férias que  a maior parte das pessoas tende a ter uma melhor perspectiva de vida, atingindo seus objetivos. De acordo com um artigo da ABC News de 2011, o impacto mental das férias/feriados, mesmo que for de 24 horas, é profundo. Além de se sentirem mais criativos e dispostos, o stress dos trabalhadores é menor e há menos conflitos no ambiente corporativo.

É por isso que há algumas empresas, inclusive, que acreditam que seus empregados devem tirar o tempo de férias que acreditam ser necessário, como a agência the7stars de Londres.

Agência the7stars, de Londres, acredita que é melhor empregados tirarem férias do que mentir que estão doentes.

Agência the7stars, de Londres, acredita que é melhor empregados tirarem férias do que mentir que estão doentes.

Você pode sim entrar no Facebook enquanto escreve sua tese

É claro que tirar férias é ótimo, mas nem sempre é possível. Por isso, lembre-se de, enquanto estiver empenhado em seus estudos, fazer uma folga a cada 90 minutos.  Durante este tempo, você pode passar alguns minutos lendo blogs ou passar algumas horas no parque, se tiver a oportunidade. Incorporar estes pequenos intervalos no seu dia-a-dia, lhe ajudará a produzir e pensar melhor.

E não, não se preocupe de acessar seu Facebook por alguns minutos, mas não deixe de voltar à sua pesquisa. E lembre-se: se você tiver que  tomar uma grande decisão, como escolher a universidade para seu mestrado, ou tiver que defender sua monografia/dissertação/tese, tire uma semana de férias se puder!

As férias trazem muitos benefícios e para quem está em fase de produção acadêmica, é essencial.

As férias trazem muitos benefícios e para quem está em fase de produção acadêmica, é essencial.

E volte ao trabalho depois da Páscoa, sem culpa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s