Tem um projeto de pesquisa que envolve aplicações na Aeronáutica? Sortudo! Você pode estudar na Suécia

O CNPQ está com chamada aberta para projetos que se encaixem no Programa Ciência sem Fronteiras em parceria com o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) no campo de Aeronáutica. O programa oferece 15 bolsas de estudo para que os brasileiros possam fazer seu pós-doutorado (10 bolsas) ou doutorado sanduíche (5 bolsas) na área, na Suécia.

Programa destina 100 bolsas de estudos, sendo que já foram atribuídas 30; chances são grandes

Programa destina 100 bolsas de estudos, sendo que já foram atribuídas 30; chances são grandes

As bolsas são provenientes de um acordo firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o CISB e a Saab AB, empresa de tecnologia para os segmentos de defesa e segurança, focada em Inovação, com sede na Suécia. A Saab AB ampliou sua colaboração tecnológica com o Brasil ao firmar contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aviões de caça Gripen NG e sistemas e equipamentos relacionados.

Para esta chamada específica, as áreas de interesse são materiais e produção, eletrônica, tecnologia da informação e comunicação e sistemas de engenharia mecânica, todas voltadas à aeronáutica. Na plataforma do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-brasileiro (CISB), a SWBCISB, você pode ver todas as áreas de pesquisa que necessitam de pesquisadores e também interagir com os grupos de pesquisas acadêmicas na Suécia e os pesquisadores da Saab AB no desenvolvimento de seu projeto.

Como se inscrever

Os interessados em participar da chamada, devem inscrever seu projeto em inglês e português na plataforma Carlos Chagas, do CNPq até o dia 15 de maio de 2015.

Antes de se inscrever, voc6e deve desenvolver seu projeto pela plataforma SWBCISB, interagindo com pesquisadores suecos

Antes de se inscrever, você deve desenvolver seu projeto pela plataforma SWBCISB, interagindo com pesquisadores suecos

No entanto, antes de aplicar para a bolsa do Ciência sem Fronteiras, o seu projeto deve ter sido desenvolvido e aceito por um dos grupos de pesquisa pela plataforma SWBCISB até o dia 8 de maio de 2015.

Esta é a quarta chamada para o projeto e já foram lançadas 3 chamadas anteriores, onde cerca de 30 pesquisadores de instituições públicas e privadas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil puderam desenvolver seus projetos em universidades de excelência, como Chalmers University of Technology, University College of Skövde, Royal Institute of Techonology (KTH), Swedish Institute of Computer Science (SICS) e Linköping University.

No entanto, a SAAB destinou 100 bolsas de estudo para a cooperação com o Brasil, portanto, se o seu assunto for relevante para a área, há grandes chances de você conseguir uma bolsa e estudar na Suécia.

Parceria Brasil-Suecia também involve outras áreas além de aeronautica. Fique de olho no site da CISB

Parceria Brasil-Suecia também involve outras áreas além de aeronautica. Fique de olho no site da CISB

 

Requisitos e detalhes da bolsa:

Para participar da seleção, os candidatos devem atender aos requisitos previstos na chamada e ainda nas normas específicas de cada bolsa. As normas de concessão para bolsas individuais no exterior nas modalidades Pós-Doutorado no Exterior (PDE) e Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), estão disponíveis na página do CNPq na internet (http://www.cnpq.br/web/guest/apresentacao13).

Para saber mais sobre o processo e todos os detalhes acerca da bolsa, leia com atenção o edital.  

As bolsas são atribuídas por 12 meses, sendo possível renová-las por mais 6 meses.

Anúncios

Um comentário sobre “Tem um projeto de pesquisa que envolve aplicações na Aeronáutica? Sortudo! Você pode estudar na Suécia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s