Estudar fora mudará completamente a sua vida de quatro maneiras

Escrito por Zain Nabi, para o blog Top Universities

Estudar fora é o sonho de muitas pessoas e apesar de assustador, muda sua vida em 4 aspectos

Estudar fora é o sonho de muitas pessoas e apesar de assustador, muda sua vida em 4 aspectos

Estudar fora não é apenas conseguir um pedaço de papel chamado diploma. Você pode conseguir isto estudando em seu país. Mas o que faz estudar fora diferente e excitante, além de em muitos casos ter acesso a uma melhor qualidade de educação, é toda a experiência de viver e se ajustar a um novo local e cultura distante de seu lar.

Isto mudará a sua vida de formas que jamais você pudesse imaginar e, antes que você se dê conta, será uma pessoa diferente. Talvez você não seja capaz de ver estas mudanças, mas é só perguntar aos seus amigos mais próximos ou à sua família depois que tiver voltado, e descobrirá o que estou falando.

Quatro das principais maneiras que estudar fora vai mudar a sua vida são:

  1. Você vai aprender a viver sozinho
Há sempre aqueles que nunca viveram sozinhos, então alémd e se adaptar a uma nova cultura, terá que descobrir as dificuldades - e diversões - em se viver sozinho

Há sempre aqueles que nunca viveram sozinhos, então alémd e se adaptar a uma nova cultura, terá que descobrir as dificuldades – e diversões – em se viver sozinho

É bastante comum que, em algumas sociedade, os jovens morem sozinhos e sejam independentes, mas na parte do mundo da qual eu venho, isto é raro de acontecer. Assim, quando uma pessoa como eu se muda para um novo país, sem saber as maneiras e costumes de se viver sozinho, a experiência não é fácil. Desde preparar suas próprias refeições e limpar a casa até manter-se em dia com os estudos, além de arrumar um trabalho meio-período e controlar suas finanças – você tem que se adaptar a tudo isto, e rápido!

De várias formas, aprender a morar sozinho é divertido. Às vezes pode parecer que não, mas quando você começa a tomar conta de tudo, sua vida torna-se mais organizada e disciplinada. É claro que isto não significa que você vai mudar a sua vida e atitudes em 180 graus e que, de repente, vai deixar de ser bagunceiro e tornar-se super-organizado (como o meu quarto pode provar).

 

  1. Você aprenderá a respeitar a diversidade
O conceito de respeito à "diversidade" faz mais sentido quando você convive com pessoas de países e culturas diferentes

O conceito de respeito à “diversidade” faz mais sentido quando você convive com pessoas de países e culturas diferentes

Ao estudar fora, você conhecerá pessoas não apenas do país hospedeiro, mas também de outros países, que são igualmente ambiciosos, motivados e energéticos, assim como você. Estudantes internacionais têm a oportunidade de encontrar amigos e colegas de uma grande variedade étnica e camadas sociais. É desta maneira que você não apenas aprende sobre diferentes culturas, mas também começa a respeitar a diversidade.

Eu não estou dizendo que as pessoas não respeitam a diversidade em geral, mas o verdadeiro valor de diversidade só pode ser compreendido quando você e pessoas de outros países e culturas interagem em uma comunidade. Esta experiência ajuda a desenvolver uma forte rede internacional, que definitivamente será útil em um estágio mais tardio de sua carreira.

 

  1. Você começa a “pensar grande”
Você acreditará mais em você mesmo!

Você acreditará mais em você mesmo!

Para muitas pessoas, a decisão de estudar fora já é bastante grande por si só, já que nunca haviam olhado para além de sua vizinhança e sempre passaram suas vidas em uma zona de conforto. Estudar fora significa quebrar todas as correntes, pois você vivenciará desafios jamais imagináveis. Mas esta é a beleza de estudar fora. Depois que você decidir ter a experiência, desejará seguir adiante. E quando o fizer, atravessando os pequenos e grandes desafios, sua personalidade desenvolverá uma auto estima estranha. Esta característica será realmente importante para suas oportunidades profissionais e é esta auto confiança que lhe permitirá pensar grande. Você não estará mais preocupado nos “mas” quando for realizar um sonho, porque vai saber que será capaz de ultrapassar qualquer barreira.

 

  1. Você terá uma nova perspectiva de mundo
A perspectiva de mundo mudará e você poderá ponderar melhor opiniões unilaterais

A perspectiva de mundo mudará e você poderá ponderar melhor opiniões unilaterais

Nós sempre escutamos um monte de coisas sobre diferentes países, culturas e religiões. Mas honestamente, nunca somos capazes sequer de ter contato com a maioria delas. Então como podemos ter opiniões sobre isto?

Você nunca pensa este tipo de coisa até começar a ver o mundo de uma perspectiva diferente, que só acontece quando se está exposto a novas experiências. Considere este exemplo: um amigo indiano mudou-se recentemente para a Austrália. Alguém lhe disse que talvez ele não conseguisse se adaptar à cultura e que as pessoas podiam não gostar dele. Sabe o que aconteceu? Em três meses na Austrália, ele já conseguiu um ótimo trabalho e está aproveitando seus finais de semana de festas. Quando você experimenta algo pela primeira vez, começa a vivenciar uma nova perspectiva e, na maior parte das vezes, é uma perspectiva diferente da que você tinha previamente. Isto se você encará-las de mente aberta.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s