5ª edição da Feira de Ciências do Google instiga jovens de 13 a 18 anos e premia também os professores que incentivam a ciência! Inscrições até maio

Enquanto o mundo parece estar entrando em crise religiosa, financeira, de territórios, alimentar ou de doenças e o caos parece tomar conta, há aqueles que ainda acreditam que o conhecimento é uma ferramenta poderosa para solucionar nossos problemas.

O concurso Google Science Fair é uma destas poderosas ferramentas para incentivar jovens a se interessarem por ciência, e em adquirir conhecimento, de maneira aplicada. Primeiro, porque a marca Google gera interesse por si só, já que está associada à inovação. Depois que a empresa consegue ótimas parcerias com outras empresas, garantindo prêmios originais e divulgação intensa.

A ideia da Google Science Fair é premiar jovens de 13 a 18 anos que apresentem projetos possíveis de resolver problemas do dia a dia, recorrendo a ciência, com soluções “imaginativas ou inimagináveis”. Realizada anualmente, a feira está em sua 5ª edição e, sob o slogan “’O que você vai experimentar?”, está aberta a jovens de mais de 120 países.

Com este tema, google instiga jovens a desafiarem o "convencional"

Com este tema, google instiga jovens a desafiarem o “convencional”

Inscrições

Os projetos podem ser individuais ou em equipes e serão divididos em categorias, como biologia, ciência da computação, física, eletrônica e eletricidade, dentre outros.

As inscrições devem ser feitas online, pelo site da Feira (que tem versão em português).

Na hora de preencher a ficha de inscrição virtual, é importante que os competidores também enviem documentos que provem seu projeto, como fotos, vídeos e qualquer outro material.

No site oficial, os jovens encontrarão também uma variedade de conteúdos que os preparam para a elaboração de seu projeto, bem como a defesa dele (para poder ter acesso a todas estas dicas, é recomendável que os jovens entendam inglês). Também é possível buscar inspiração ali e acompanhar hangouts com cientistas especialistas em diversas áreas.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 19 de maio.

Para julgar os projetos, haverá uma comissão de jurados formada por personalidades de destaque na comunidade científica, de acordo com a área que atuam.

No dia 2 de julho, sairão os 90 finalistas regionais que, no caso dos brasileiros concorrerão com todos os países participantes do continente americano. Por fim, no dia 4 de agosto serão anunciados os 20 finalistas internacionais que deverão participar da cerimônia de entrega dos prêmios na sede do Google, em Mountain View, Califórnia.

Prêmios

Os prêmios variam de 10 mil a 50 mil dólares – este último para o grande vencedor. Além das premiações em dinheiro, que tem como intuito financiar os estudos dos futuros cientistas, os jovens poderão ganhar outros tipos de prêmio. Um deles é a expedição às ilhas Galápagos, proporcionada pela National Geographic. Outro é uma viagem para a fábrica da Lego na Dinamarca. Há também a viagem para conhecer o centro espacial Mojave Air e o porto espacial Spaceport da Virgin Galactic, além de outros prêmios.

Os principais vencedores da feira de 2014 reunidos na foto. Vale a pena saber de seus projetos no site da feira

Os principais vencedores da feira de 2014 reunidos na foto. Vale a pena saber de seus projetos no site da feira

Participantes brasileiros e vencedores de outras edições

Apesar do pouco apoio escolar a este tipo de iniciativa, o Brasil já teve participantes na feira e conseguiu emplacar 3 projetos entre os finalistas regionais. Os projetos brasileiros vieram do interior de São Paulo, Sergipe e Paraná e apresentaram ideias acerca de um celular que avisava sobre a exposição excessiva ao sol, um protetor solar mais eficiente e um projeto de prevenção a poluição de praias.

Entre os resultados finais das edições anteriores há um projeto de três irlandesas sobre o cultivo de bactérias que podem ajudar a gerar mais alimentos e acabar com a fome em países em desenvolvimento ou o projeto de uma canadense que usa o calor das mãos para acender uma lanterna.

O prêmio aos Professores

Além de valorizar o conhecimento aplicado dos jovens cientistas, a Google Science Fair também estima a importância do incentivo e auxílio de seus professores. No próprio site de registro, o Google fornece planos de aula para que os professores possam apresentar a Feira aos seus alunos, despertando o interesse deles em ciências e em achar soluções aos problemas cotidianos.

Além disso, dos 20 projetos finalistas, um dos professores será premiado com o prêmio “Educador Inspirador”. O professor será nominado pelos finalistas, que serão entrevistados a respeito e de onde sairá a decisão para esta categoria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s