Do Brasil a Toronto, Canadá: a experiência de uma jovem brasileira na Schulich School of Business

Jackeline de Oliveira escolheu a Schulich School of Business para seu MBA por ser uma das melhores escolas do Canadá

Jackeline de Oliveira escolheu a Schulich School of Business para seu MBA por ser uma das melhores escolas do Canadá

Apesar de não ser o principal destino dos estudantes internacionais, o Canadá tem cada vez mais se mostrado uma opção para aqueles interessados em estudar fora do Brasil. Além da beleza natural e suas animadas cidades estudantis, o país abriga excelentes instituições de ensino e de suas quase 100 universidades, mais de um quarto se encontra entre as melhores do mundo – QS World University Rankings® 2014/15.

Montreal e Toronto, por exemplo, foram eleitas entre as 10 melhores cidades do mundo para se estudar e Toronto, a maior cidade do país, é sede da melhor universidade canadense, a Universidade de Toronto.

É também na capital do estado de Ontário que se encontra a Schulich School of Business, conhecida como a escola de negócios global do Canadá e uma das melhores do mundo (28ª posição no ranking QS das 200 melhores instituições de MBA 2014/2015).

Global, inovativa e diversificada, a Schulich oferece programas de graduação e pós-graduação em administração, finanças, contabilidade, análise de negócios, administração pública e negócios internacionais. Possui dois campos em Toronto – um no campus principal da York University e um no centro da cidade, no meio da área financeira – além de um campus na Índia.

A Schulich foi a primeira escola de negócios a oferecer um MBA internacional (IMBA), com especialização no mercado Norte Americano e de outro país, inclusive com conhecimento avançado da língua. Também foi pioneira em desenvolver um MBA “cross-border”(atravessando fronteiras), juntamente com a Kellog School of Management, dos Estados Unidos.

O principal campus de MBA da Schuclich, o Seymour Schulich Building, foi inaugurado em agosto de 2003, tendo sido projetado em conjunto pelas famosas empresas de arquitetura Hariri Pontarini e Robbie/Young & Wright Architects Inc. e ganhando prêmio pelo seu design inovador.

Uma brasileira em Toronto

Foi por todas estas características que a geóloga Jackeline G. de Oliveira, de 30 anos, escolheu a Schulich para fazer seu MBA. Nascida em Brasília e formada em Geologia pela UnB, Jackeline tem um currículo impressionante: antes do MBA na Schulich, fez especialização em Relações Internacionais pela UNB e atuou como geóloga no Projeto de Ouro Mina Turmalina da empresa Mineração Serras do Oeste, subsidiária da canadense Jaguar Mining Inc. Em 2008, assumiu o cargo de Analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e foi lotada no Ministério de Minas e Energia (MME), onde trabalhou até 2013.

No MME trabalhou na Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral e, desde seu retorno do Canadá ao Brasil, Jackeline tem atuado na Secretaria do Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, fazendo parte da equipe do departamento de Política para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural desse Ministério.

TopMBA: Como foi a decisão e qual a maior motivação para fazer um MBA?
Jackeline de Oliveira: Minha motivação foi adquirir conhecimento teórico e prático em administração de empresas numa das melhores escolas de negócios do Canadá. Após uma autoanálise acerca do meu perfil, bem como de minhas aspirações profissionais e pessoais, concluí que o MBA me ofereceria uma valiosa experiência pessoal e acadêmica em áreas de conhecimento que não possuía.

TopMBA: Como foi o processo de se organizar para isto (trabalho, família, morar fora)?
Jackeline de Oliveira: O processo de aplicação no MBA no exterior em escolas prestigiadas é muito intenso e concorrido, pois há uma série de requisitos como GMAT, TOEFL, cartas de aceitação, análises de currículo, redação e entrevista. O tempo dispendido nesse processo foi de aproximadamente seis meses. Como era solteira, a questão de planejamento familiar não teve um peso tão grande como para pessoas que possuem filhos e família constituída. De qualquer maneira, além do processo de aplicação, considero que a organização financeira, o planejamento pessoal e o preparo psicológico são muito importantes nesse processo, para também lidar com o abrupto distanciamento do seu país, de familiares, de colegas e de amigos.

Turma de Jackeline, no MBA da Schulich School of Business: multiculturalidade em classe

Turma de Jackeline, no MBA da Schulich School of Business: multiculturalidade em classe

TopMBA: Como foi a experiência do MBA em si? 
Jackeline de Oliveira: Foi uma experiência enriquecedora em conhecimento e em desenvolvimento pessoal. No entanto, como o programa de MBA da Schulich School of Business é muito intenso, não tive facilidade em conciliar estudos e lazer. Tive muitos colegas também estrangeiros (indianos, asiáticos e do Oriente Médio), o que me permitiu trabalhar e me relacionar com pessoas de nacionalidades e culturas distintas, uma experiência interessante e desafiadora.

TopMBA: Como foi a experiência de viver em outro país?
Jackeline de Oliveira: O constante contato com a língua inglesa e com diferentes culturas foram muito importantes, pois tive a oportunidade de interagir com uma diversidade de colegas. Como a Schulich enfatiza a realização de trabalhos em grupo, estimo ter trabalhado com mais de cem colegas diferentes, o que é muito importante para a nova realidade do mercado de trabalho internacional: globalizado e multicultural.

TopMBA: Quais as maiores lições que você leva de volta ao Brasil? 
Jackeline de Oliveira: Aprendi a perceber nuances culturais, contextuais e motivações pessoais. Aprendi também que sou capaz de superar desafios e a importância desses para o crescimento pessoal e profissional. Sou grata aos desafios e oportunidades que me foram oferecidas e às pessoas que conheci.

TopMBA: No que o curso tem lhe ajudado atualmente?
Jackeline de Oliveira: A abraçar desafios e a me adaptar. O fato de aplicar o conhecimento adquirido na análise, na formulação e na  implementação de políticas nacionais para as indústrias de petróleo e gás natural, nas quais não tinha atuado antes, está sendo uma oportunidade enriquecedora. O conhecimento adquirido no MBA me desenvolveu uma nova capacidade de análise crítica, com a aplicação de novas ferramentas de análise estratégica, novos conhecimentos em economia, administração, finanças, contabilidade, comportamento organizacional, habilidades de liderança. Vejo também que ter cursado MBA em uma prestigiada escola canadense de negócios e o conhecimento adquirido me oferecem a possibilidade de trabalhar em diferentes órgãos governamentais, empresas, associações de indústrias e organismos internacionais.

Se você quer conhecer a Schulich School of Business, não deixe de vir a uma de nossas feiras neste fevereiro e março.

Mestrado

Sao Paulo - 450x300Rio 450x300Belo Horizonte 450x300Brasilia 450x300
MBA

sao paulo MBA 450x300rio MBA 450x300Belo Horizonte MBA 450x300Brasilia MBA 450x300

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s