Estudar fora é uma delícia, mas implica em dificuldades. Veja a experiência de um americano na Alemanha!

Escrito por Felix von Wendorff para o site de Mestrados da QS – Para conhecer as possibilidades de estudar um Mestrado e MBA fora do Brasil, participe de nossos eventos:  São Paulo, Rio de Janeiro , Belo Horizonte ou Brasília

"Estudar em qualquer lugar do mundo tem suas dificuldades, mas é altamente recomendável"

“Estudar em qualquer lugar do mundo tem suas dificuldades, mas é altamente recomendável”

Antes de começar, quero dizer que eu incentivo qualquer um a estudar fora de seu país. O que se aprende neste processo é simplesmente incomparável a qualquer outra experiência, mas é claro, tal decisão não é para os fracos.

Recentemente, uma amiga alemã foi questionada no Facebook por uma colega com quem ela morou enquanto estudava em uma escola americana, se era verdade que as universidades na Alemanha são de graça, se a maior parte das aulas são ensinadas em inglês e se os americanos são permitidos de estudar na Alemanha. Ela respondeu que tudo aquilo era verdade e que ela conhecia um americano (eu) que estava estudando com ela.

Quando li aquilo, quiz postar que apesar de tudo ser verdade, também é verdade que estudar na Alemanha não é uma tarefa fácil. E isto considerando que meus pais são alemães e eu falava alemão quase perfeitamente antes de me mudar dos Estados Unidos para estudar na Alemanha.

Mesmo assim, esta tem sido uma das coisas mais difíceis que fiz na minha vida e, por isso, vou falar de alguns desafios que provavelmente você encontrará se for estudar na Alemanha – ou em qualquer outro lugar:

A barreira da língua

O alemão é uma língua incrivelmente difícil de aprender, com uma grande diferença gramatical do inglês. Mas pior que isto é que você não pode escrever como fala em alemão.

Existe uma maneira bastante particular de escrever em alemão e é difícil de aprender se você não cresceu escrevendo em alemão.

“Mas e daí se a língua é difícil? Eu falo inglês e todo mundo na Alemanha também fala inglês”, você pode dizer. Bem, você até pode se virar falando em inglês, mas isto lhe trará um grande custo social, o que significa que você talvez não terá a vida universitária que gostaria.

Muitos alemães (especialmente os estudantes universitários) realmente querem praticar o inglês, mas é estranho pensar: “esta pessoa só quer me encontrar para praticar inglês?”

Estudar fora pode ser dificil por causa da barreira da língua, por isso é preciso persistência

Estudar fora pode ser dificil por causa da barreira da língua, por isso é preciso persistência

Você pode se sentir fora d’água

As pessoas de qualquer país preferem dar prioridade para seus conterrâneos à alguém de fora. Isto não é realmente um grande problemas, mas é a somatória de pequenas dificuldades.
Por exemplo, você pode achar difícil conseguir um trabalho estudantil ou o apartamento que realmente gostaria, enquanto os estudantes locais não. Tal situação acontece em todos os lugares do mundo e “estrangeiros” serão sempre tratados um pouquinho diferente dos moradores locais.

Vão rir de você, um monte

Apesar de ter pais alemães e de estar vivendo aqui na Alemanha por mais de 1 ano, muitos dos meus colegas de classe ainda acham meu sotaque e estrutura de sentenças muito engraçado. Vocês deveriam ter visto a algazarra que eles fizeram quando eu não pronunciei corretamente a marca de cerveja favorita deles…

Este é um fato que provavelmente vai continuar a acontecer comigo e com qualquer estudante internacional, até que deixemos este país maravilhoso.

E não, não é totalmente de graça!

Todas as universidades alemãs são gratuitas? Sim, na medidade em que elas não cobram mensalidades. Mas estudar na Alemanha pode ser caro e isto também deve ser relevado. De qualquer maneira, como eu disse no começo, eu recomendaria a esta experiência a qualquer um, sem sombra de dúvidas. Só esteja preparado!

Deixe um comentário

