Universidade de Toronto oferece bolsas, com aplicação até 20 de fevereiro, para especialistas que querem tornar-se jornalistas

Para conhecer possibilidades de estudo de Mestrado e MBA, participe de nossos eventos:  São Paulo, Rio de Janeiro , Belo Horizonte ou Brasília.

"Munk Centre for International Studies" by SimonP - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons

“Munk Centre for International Studies” by SimonP – Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons

 A Munk School of Global Affairs (Escola Munk de relações Internacionais) é um instituto da Universidade de Toronto criado em 2000, com fundos do milionário do setor de mineração de ouro Peter Munk. A escola oferece bolsas de estudo para um programa de graduação em Jornalismo (Certificate in Global Journalism) para especialistas de diferentes áreas que tenham interesse em se tornar jornalistas/correspondetes sobre suas áreas. O programa também contempla jornalistas interessados em cobrir globalmente uma área em específico.

Os beneficiários da bolsa vão estudar de setembro de 2015 a abril 2016. Primeiro, eles receberão treinamento por um mês sobre os princípios de jornalismo e como cobrir seus campos específicos. Depois de um mês de treinamento intensivo, os estudantes trabalharão como jornalistas freelance em suas áreas específicas para meios de comunicação parceiros do programa.

Durante este período, haverão encontros semanais para aperfeiçoamento e discussão das pautas. Também serão ministrados cursos em meio período em matérias como jornalismo investigativo, produção de texto, o trabalho de freelance, técnicas de entrevista, posicionamento para audiovisual e seminários sobre dinâmica global.

As bolsas de estudo

O programa de Graduação em Jornalismo Global da Munk School oferece 20 bolsas parciais no valor de 10000 dólares canadenses cada. O valor total do programa custa 26000 dólares canadenses e, portanto cada estudante ainda terá que pagar CAD 16000.

A boa notícia é que depois do treinamento intensivo de um mês, o aluno pode trabalhar (e mesmo voltar para sua cidade-natal), já que sua carga horária será de meio período. Além disso, estará produzindo matérias freelance para diferentes meios de comunicação, o que pode gerar certo ganho.

Observe ainda que, depois de formados, os estudantes continuam recebendo mentoria por dois anos por meio de reuniões mensais online.

Inscrições

A data limite para as inscrições é 20 de fevereiro de 2015.

Profissionais especialistas em qualquer área do conhecimento podem se inscrever. Eles não precisam necessariamente querer tornar-se jornalistas, mas devem ter o interesse em publicar artigos sobre as suas áreas.

Para se inscrever, você deverá primeiro enviar um email para escola, falando que está se candidatando ao programa de Fellowship.

Depois, precisará apresentar os seguintes documentos:

– Currículo em inglês
– Histórico Escolar e atuação profissional traduzido e juramentado para o inglês
– Duas propostas de pautas para cobertura (200 palavras)
– Um artigo escrito, com imagens a partir destas ideias (800-1000 palavras), além da descrição de como esta história poderia ser tratada em vídeo.
– Três outros exemplos de material: blog, artigos, papers, video ou audio
– Texto sobre seu interesse no programa
– Depoimento em video em 60 minutos
– Três cartas de recomendação

Todas as informações para a inscrição estão no site http://munkschool.utoronto.ca/journalism/application.php

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s