Imagine estudar em uma escola de negócios formada por 25 grandes empresas e instituições alemãs. Leia a experiência de uma brasileira na ESMT!

As aulas do EMBA acontecem concentradas em uma semana a cada dois meses, por 18 meses.

As aulas do EMBA acontecem concentradas em uma semana a cada dois meses, por 18 meses.

A ESMT – European School of Management and Technology estará presente na feira TopMBA em SPRio ou BH.

A ESMT – European School of Management and Technology é uma escola de negócios alemã que figura entre as melhores do mundo. Situada em Berlim, a escola foi fundada por 25 empresas e instituições de atuação internacional para ajudar o desenvolvimento de profissionais líderes e empreendedores, com pensamento global, que agem responsavelmente e respeitam a individualidade de seus colaboradores.

Estudar na ESMT permite com que você tenha acesso a um ambiente internacional, com alunos de mais de 40 países, além de um contato mais próximo com as empresas fundadoras do programa, que incluem Allianz, McKinsey, Bosch e Siemens, dentre outras.

A escola de negócios oferece um Master em Administração, um MBA em tempo integral e um MBA Executivo (EMBA). Os cursos são todos ministrados na sede em Berlim, mas cada um deles tem a sua própria particularidade: o EMBA, por exemplo, destina-se a profissionais mais seniores e acontece em meio período (intensivo de 6 dias a cada dois meses) durante 18 meses, enquanto o MBA em tempo integral envolve um ano de aulas. Já o Master em Administração admite estudantes provenientes de campos mais estatísticos/analíticos e oferece uma formação tanto para aqueles que querem voltar-se ao mercado de trabalho, como a vida acadêmica.

A experiência de uma aluna da ESMT

Melissa Hara é uma das brasileiras que cursou o EMBA da ESMT

Melissa Hara é uma das brasileiras que cursou o EMBA da ESMT

Melissa Hara, 36 anos, é uma das brasileiras que cursou o EMBA da ESMT aproveitando a oportunidade que sua empresa, a Bayer Brasil, lhe forneceu. Original de São Paulo, ela é formada em Publicidade pela ECA-USP e desenvolveu sua carreira em marketing, mas tem se focado no campo de estratégia corporativa. Atualmente, ela é Senior Strategist, Corporate Strategy na Bayer AG e graduou-se na ESMT em 2012.

TopMBA: Como foi a decisão e qual a maior motivação para fazer um MBA? 
Melissa Hara: No mundo corporativo atual, ter um MBA é essencial e eu sempre quis fazer um MBA para poder continuar a ter um currículo competitivo. Entretanto, nunca havia conseguido o tempo necessário ao lado do trabalho para poder dedicar-me aos estudos. Quando recebi o convite da Bayer para fazer o EMBA, foi perfeito, pois a Bayer possibilitou-me financeiramente e o tempo disponível para estudar.

TopMBA: Como foi o processo de se organizar para um MBA? 
Melissa Hara: O apoio da família neste sentido foi essencial, principalmente o de meu marido que teve que ter paciência com minhas ausências e sacrificar os fins de semanas em que eu tinha que estudar. Já o processo de mudança para a Alemanha foi apoiado pela Bayer, um processo “normal” de expatriação.

Top MBA: Como tem sido a experiência do EMBA em si? 
Melissa Hara: Fazer o EMBA é conciliar trabalho, estudos e vida privativa. O programa não é apenas focado em números e capacidades pesadas como no financeiro, mas também engloba outras habilidades, como liderança e gerenciamento de pessoas, que foram módulos bastante interessantes de fazer. E a gente também pode escolher algumas matérias, como Gerenciamento, Tecnologia e Inovação, o que não se vê em outros programas.
Quando vim a Berlim, eu consegui um trabalho novo, onde tinha que  lidar com a avaliação comercial de uma compra, tendo que calcular módulos para estimar os valores destas compras. Isto aconteceu em um momento em que estávamos exatamente fazendo este módulo de finanças na ESMT e foi ótimo colocar a teoria em prática.

Melissa trabalha hoje como Senior Strategist da Bayer

Melissa trabalha hoje como Senior Strategist da Bayer

Top MBA: O que você vê de diferencial no EMBA da ESMT? 
Melissa Hara: O ponto favorável do EMBA é que você aprende nos dois lados: você aprende tanto pelo programa, mas também com os colegas de sala de aula. A ESMT seleciona pessoas que tem boa experiência em gerência e, por isso, as opiniões e experiências que dividimos são bastante ricas.

Top MBA: Como tem sido a experiência de viver em outro país?
Melissa Hara: Já estou há 10 anos fora do Brasil. Morei 6 anos no México antes de vir para Alemanha e agora vivo em Colônia, trabalhando no escritório da Bayer em Leverkusen. Morar em outro país aumenta nossa “inteligência cultural” e ajuda muito a aprender lidar com pessoas e opiniões diferentes. Além disso, Berlim é uma cidade maravilhosa, que oferece qualidade de vida (segurança, infraestrutura, cultura etc) e transpira historia por todos os lados.

Top MBA: Quais as maiores lições que você levará de volta ao país?
Melissa Hara: Quando moramos no Brasil, às vezes esquecemos de valorizar nossas qualidades, como nossa flexibilidade, alegria, positividade, etc. Há muitas coisas boas no Brasil!!! Nem tudo que é extrangeiro é melhor.
Saber o que há “lá fora” também ajuda a ter uma melhor referência em coisas que não deveríamos tolerar no Brasil como, por exemplo, o alto custo de vida, principalmente em cidades como São Paulo, algo como “muito dinheiro por pouca qualidade”.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre esta experiência e a de outros alunos de EMBA, assista ao vídeo do curso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s