Qual é a língua mais influente do mundo?

No mapa, as línguas mais faladas aparecem indicadas com linhas mais grossas. Uma versão interativa deste mapa pode ser conferida no site do MIT http://language.media.mit.edu/visualizations/books Imagem: S. Ronen et al., PNAS 2014

No mapa, as línguas mais faladas aparecem indicadas com linhas mais grossas. Uma versão interativa deste mapa pode ser conferida no site do MIT http://language.media.mit.edu/visualizations/books
Imagem: S. Ronen et al., PNAS 2014

Você sonha estudar fora, ganhar o mundo, fazer mochilão na Europa, frequentar uma universidade nos Estados Unidos ou Canadá… Antes de qualquer passo neste plano, há um ponto indiscutivelmente importante: falar outros idiomas.

Mas qual seria a língua mais importante de aprender para quem pretende desenvolver uma carreira global? Seria a língua mais antiga? Ou a que é falada por mais gente? Quem sabe aquela com maior potencial de ser traduzida?

Um estudo recente coordenado pelo pesquisador do MIT, Cesar Hidalgo, criou uma correlação superinteressante entre as línguas mais influentes do mundo (ou seja, cuja informação é mais passada adiante) e os diversos idiomas do planeta. Chamado de Rede Global de Idiomas, o mapa gerado com a pesquisa foi produzido analisando as informações mais traduzidas para outras línguas. Livros, Wikipedia e também o Twitter foram considerados, num total de cerca de 2.2 milhões de fontes de informação e mais de 1000 idiomas.

Cada livro traduzido para outra língua ganhou uma conexão com o idioma original. Artigos do Wikipedia editados por pessoas e não por robôs foram analisados para ver se os editores estavam escrevendo em múltiplos idiomas. Já no Twitter foram pesquisados 17 milhões de usuários em 73 línguas. Neste caso, se um usuário postou em dois idiomas, digamos inglês e francês, as duas línguas aparecem conectadas e as duas são contadas.

 

Resultados

O inglês aparece como o grande provedor de informação traduzida para outros idiomas. Outras línguas muito traduzidas incluem o Russo, Alemão, Francês e o Espanhol, mas num volume bem menor se comparadas ao inglês. Mais: 50% das comunicações na internet acontecem em inglês.

Por outro lado, línguas como o Mandarim e o Árabe, que são falados por muitas pessoas, têm menos influência que o Holandês, por exemplo, que é falado por menos pessoas. Isto se deve porque a mensagem em Mandarim ou Árabe é menos traduzida e repassada como o holandês, que tem conexões com outras línguas (inclusive o inglês).

Como resultado, a pesquisa confirma que o inglês é, portanto, cada vez mais essencial. Afinal, se o inglês é a língua mais falada na internet e se a internet é o meio pelo qual as pessoas mais se comunicam, este idioma ganha um status de conector entre todos os demais.

A habilidade de comunicar com um número maior de pessoas confere também poder, afinal ao comunicar em inglês há uma maior capacidade de influenciar mais pessoas ao redor do mundo. E se você é multilíngue, mais influente você será.

O inglês é a língua da Internet e a que mais conecta outras línguas.

O inglês é a língua mais influente da Internet e a que mais conecta outras línguas.

Para ler o artigo inteiro, você pode acessar o site do Proceedings of the National Academy of Science of United States of America. Para ver os gráficos da pesquisa, você pode ir ao site interativo do MIT dedicado à pesquisa.

PARA ESTUDAR FORA: 

Visite uma de nossas feiras e faça seu mestrado ou MBA no exterior:  SP, Rio, BH ou Brasília.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s