Profissões promissoras para 2015 são de gerência e muitas valorizam MBA e inglês fluente

Diretor financeiro é um dos profissionais mais requisitados de 2015

Diretor financeiro é um dos profissionais mais requisitados de 2015

Aproveitando o início do ano, o portal Exame.com entrevistou especialistas de 18 consultorias de recrutamento para descobrir quais profissões estarão em alta em 2015. Como o ano promete ser de menos investimentos e mais controle administrativo, muitas das profissões listadas encontram-se na área de gestão financeira, na otimização de processos, na facilitação das exigências legais, no desenvolvimento de novos canais, dentre outros.

Por isso, profissionais de finanças, planejamento, tecnologia da informação, engenharia e marketing estarão em demanda. Além disso, cargos de gerência ou diretoria serão os mais necessários, já que as empresas precisarão de profissionais que guiem o negócio na obtenção de metas.

Estes profissionais devem ser qualificados e um MBA, em muitos casos, é exigência, assim como a fluência no inglês.

Se você quer investir em uma destas carreiras e fazer um MBA fora, venha participar de nossas feiras (São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte).

Carreira em finanças demanda MBA e fluência de inglês

Devido à austeridade prevista para o ano, profissionais do setor financeiro serão bastante requisitados para colocar ordem nos negócios, lidar com o pagamento de taxas, atrair novos investimentos, instalar clareza nos processos financeiros, descobrir novas oportunidades de mercado.

Dentre as profissões ressaltadas por Exame.com, encontram-se os cargos de gerente/diretor de planejamento financeiro, gerente de planejamento tributário, gerente ou diretor de compliance e controles internos, controller e diretor financeiro/CFO e CEO para novas empresas de médio porte.

A maior parte destes profissionais devem ter formação em Economia, Administração, Engenharia ou Ciências Contábeis e ter pós-graduação/MBA em gestão. Também devem ter experiência na área de atuação e fluência em inglês, além de espanhol, caso for trabalhar com o mercado latino-americano.

Profissionais em cargos de gerência e diretoria serão importantes neste ano

Profissionais em cargos de gerência e diretoria serão importantes neste ano

Advogados e psicólogos de empresas

Para a área de direito, mercado estará favorável para especialistas no setor trabalhista ou de empresas, em cargos como advogado especializado em compliance e ética, advogado tributarista, advogado trabalhista e advogado especializado em recuperação judicial e de crédito. Para estas profissões, é importante ter especialização e mestrado/doutorado na área específica.

Já na parte de recursos humanos, os cargos em ascensão são os de analista, especialista ou gestor de recursos humanos, já que muitas empresas terão que se reestruturar.

Novos negócios e canais de distribuição

Para ajudar as empresas a atravessarem a crise e gerar novas receitas, serão necessários profissionais como gerente de desenvolvimento de negócios, arquiteto de soluções, executivo de vendas/ gerente/ diretor comercial. Além disso, também serão valorizados cargos que otimizam os processos e reduzem custos, como o de arquiteto corporativo, executivo ou gerente de projetos, gerente de compras, gerente de logística e gerente ou diretor de produção.

Tais cargos exigem formação mais técnica, em engenharia ou administração, economia, ciências contábeis, mas com especialização e cursos específicos. A fluência em inglês também é um requisito importante.

Setor de recursos naturais

Como o Brasil destaca-se no mercado mundial por seus recursos naturais – com a exploração do petróleo e produção de energia-, profissionais destas áreas estão em alta. Destacam-se engenheiro de óleo e gás e construção naval, engenheiro de instalação, gerente de embarcações/operações e engenheiro de recursos eólicos. A formação geralmente é em engenharia, com qualificação específica no setor.

Tecnologia

Outra área que gerará bastante demanda é a área tecnológica, principalmente de estrutura/redes e de comércio eletrônico. Para a primeira, os cargos em demanda serão de gerente de TI, desenvolvedor mobile, cientista de dados/engenheiro de big data, arquiteto de computação em nuvem. Já para a segunda, destacam-se profissionais de mídias sociais e de marketing digital.

No primeiro caso, a formação é em tecnologia, com experiência e/ou qualificação específica e inglês fluente. No segundo, a formação é em comunicação ou marketing, e também há a necessidade da fluência no inglês.

Para saber mais sobre as profissões em alta em 2015, veja a matéria da revista Exame.

Caso você queira saber mais sobre programas de MBA e estudar fora para aperfeiçoar seu inglês, venha a uma de nossas feiras: (São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s