Começam inscrições para bolsas de estudos em Universidades estrangeiras

Estudante em universidade estrangeira

Estudante em universidade estrangeira

Nesta época do ano, as principais universidades da Europa e Estados Unidos abrem inscrições para processos seletivos de bolsas de estudo para a pós-graduação. Estes programas oferecem bolsas que podem cobrir desde uma parte das despesas universitárias até os gastos pessoais do estudante durante a estadia no exterior.

Muitos destes auxílios estão sendo disponibilizados pelo programa do governo Ciência Sem Fronteiras para as áreas de engenharia, ciências e tecnologia. No entanto, a maioria das universidades europeias e americanas também possuem seu próprio programa de bolsas para latino-americanos, o que pode aumentar a chance daqueles que querem fazer uma pós no exterior.

Você precisará de empenho na hora de aplicar para uma bolsa de estudo, já que estes processos não são simples e exigem planejamento, sendo que muitos deles começam 6 meses antes do início do curso. Além disso, cada universidade tem seu próprio sistema de seleção, que inclui diversas etapas, desde análise de documentos a entrevistas pessoais.

Como se inscrever para as bolsas:

A inscrição para qualquer programa de bolsa é realizado em duas frentes:

1 – A admissão na universidade e curso escolhido;

2 – Obtenção da bolsa propriamente.

Admissão na universidade:

Para ser admitido na universidade, você deve primeiro, logicamente, escolher seu curso de interesse. Algumas áreas terão mais possibilidades de serem financiadas do que outras, por isso, a pesquisa pelo curso deve levar em consideração a possibilidade de financiamento e se o seu perfil é o mais adequado para aquela área de pesquisa.

No site das universidades, você encontrará informações detalhadas sobre cada curso, as instituições de ensino e os programas de pesquisa em andamento.

Para concorrer a uma das vagas, você deverá fazer o seu cadastro via internet. Por isso tenha à sua mão, os seguintes documentos:

  1. Certificado de fluência em inglês – TOEFL ou IELTS (ou de outra língua exigida pela universidade)
  2. Diploma de curso superior (traduzido)
  3. Histórico de boas notas na graduação (traduzido)
  4. Currículo, em inglês (ou na língua exigida)
  5. Cartas de recomendação profissionais e acadêmicas, em inglês (ou na língua exigida)

Esteja atento às datas finais para a entrega de toda a documentação. Depois de uma seleção prévia através destes documentos, a universidade deve entrar em contato com candidatos pré-selecionados, para uma entrevista pessoal ou por telefone. Tenha em mente que eles avaliarão o quão focado você está naquela área específica de estudo e avaliarão o seu conhecimento em inglês (ou na língua na qual a universidade ministra suas aulas).

2 – As bolsas de estudo

Depois de admitido na universidade, você poderá solicitar uma bolsa de estudo para instituições que fornecem tal recurso. Geralmente, tais auxílios vêm de fundações ou grupos de apoio como a Fundação Lemann e o Instituto Ling, ambos brasileiros. Outra opção é concorrer a uma bolsa proporcionada pela própria universidade à qual você se registrou. Tais bolsas geralmente são parciais.

Aproveite e participe de nossos eventos para saber mais a respeito de cursos, universidades e bolsas de estudo: SP, Rio, BH ouBrasília.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s