Viva Berlim!

A capital alemã tem sido aclamada como a nova capital cultural da Europa e ainda apresenta um custo de vida acessível, ótimas instituições de ensino e uma atmosfera multicultural.

O Palácio do Reichstag, onde o parlamento se reúne

O Palácio do Reichstag, onde o parlamento se reúne

Londres ou Paris sempre tiveram grande influência política e cultural por toda a Europa. Mas é a cidade de Berlim que atualmente é considerada a capital criativa do continente, abrigando um grande número de artistas e pessoas interessadas em mudar o “status quo” mundial.

Diversas matérias publicadas trazem as inovações vindas da capital alemã. Blogs de pessoas que um dia visitaram/moraram na cidade confirmam as ótimas experiências vivenciadas ali. É por isso que as razões para estudar em Berlim são muitas:

1 – Custo de vida

Embora os custos para morar na capital alemã estejam aumentando com o passar dos anos (em 26% nos últimos 5 anos), a cidade ainda conta com um aluguel barato se comparado a outras cidades europeias. É por isso que 85% de sua população mora em propriedades alugadas.

Além da moradia consideravelmente mais barata, outros custos como diversão, comida e mesmo transporte também são muito menores que de outras cidades e, se você é adepto à bicicleta, a cidade oferece linhas rápidas para os ciclistas.

Prédios em Berlin estão sendo revitalizados.

Prédios em Berlin estão sendo revitalizados.

2 – Tradição e modernidade lado a lado

A cidade conta com diversos prédios abandonados durante após a Segunda Guerra (tempo em que a cidade tinha uma população muito maior) que ainda podem ser ocupados, oferecendo a infraestrutura ideal para atividades culturais e também a criação de start-ups. Foi em Berlim que iniciaram-se as empresas SoundCloud e Betterplace.org.

Na capital alemã, pipocam espaços de “coworking”, onde profissionais de diversas áreas dividem um mesmo escritório e participam de projetos mútuos. Para um estudante, isto facilita a entrada no mercado de trabalho e proporciona um ambiente de empreendedorismo.

Prédios modernos convivem com a história da cidade.

Prédios modernos convivem com a história da cidade.

Parte do Muro com grafite sobre a época em que a cidade era dividida

Parte do Muro com grafite sobre a época em que a cidade era dividida

3 – Cena cultural e criativa

O fato de hoje Berlim concentrar uma grande quantidade de artistas faz com que a cidade seja o local ideal para a busca de inspiração e o compartilhamento de ideias, o que, logicamente, fomenta ainda mais a produção cultural da cidade. Devido aos preços acessíveis, ex-fábricas e bunkers viraram galerias de arte ou espaço para festas, além é claro de estúdios de produção. Há mais de 420 galerias de arte na cidade, a maior concentração da Europa, sem contar os museus. A cidade hospeda eventos todos os dias e você pode ter uma vida noturna intensa, enquanto não estiver estudando.

Além disso, a imigração fez da cidade um ambiente multicultural, o que lhe ajudará a não sentir ilhado por não falar alemão perfeitamente.

 

Muro em grafite em uma rua artística de Berlim.

Muro em grafite em uma rua artística de Berlim.

Festa de estudantes em residência de berlim.

Festa de estudantes em residência de berlim.

4 – Belos parques e possibilidade de viajar pela Europa

Berlim é considerada uma das cidades mais verdes da Europa e há muitos canais na cidade, pelos quais você pode passear. A cidade é bastante plana, o que facilita o ciclismo e há parques a cada 100 metros de distância.

Além disso, Berlim é posicionada bem no centro da Europa e você pode alugar um carro ou ir de trem para diversas cidades próximas, como Praga, Budapeste e Munique. Companhias aéreas econômicas ligam a cidade a diversas outras da Europa

 

Jovens se reúnem em dia de sol em frente à catedral da cidade.

Jovens se reúnem em dia de sol em frente à catedral da cidade.

5 – Universidades

Muitas universidades na Alemanha ministram aulas em inglês. Aliás, muita gente fala inglês e isto não deve ser um problema para o começo. No entanto, aproveite para aprender o alemão e adicionar mais uma língua ao seu currículo.

Se você se convenceu em estudar na cidade, não perca nossa feira de mestrado e MBA em fevereiro e venha conhecer os cursos da escola: ESMT European School of Management and Technology 

Para saber mais sobre a cidade:

Artigo em português: Super Interessante

Artigo em inglês: Hack the system

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s