Você gostaria de viver no Brasil em 1940? Veja o video , acho que era um país melhor !

1930FB

 

Alguns dizem que o país está progredindo mas há argumentos para se dizer o contrário .

A criminalidade se expande de forma assustadora ,  se nos anos 1930, 1940 o Brasil não figurava entre as maiores economias do mundo podiamos nos orgulhar de ter uma vida com muito mais tranquilidade , quem vivia nesta época em cidades do interior do Brasil nos conta que em alguns lugares nem mesmo tranca nas portas se usava , arrastões a condominios , casas e restaurantes ? NÃO HAVIA !!!

Também daqueles que viviam no Rio de Janeiro nos anos 1940  ouve-se que em Copacabana se dormia com as janelas abertas , as pessoas usavam ternos e os transportes públicos eram suficientes para as necessidades da época,  coisa que,  hoje em dia ,  obviamente não ocorre.

 

 Vejam este video Norte-Americano em cores mostrando a cidade maravilhosa em 1936, as ruas limpas , o transito ordenado. as lindas praças etc etc …. dá vontade de ter vivido nesta época. Alias a escola pública ensinava até Francês

http://www.youtube.com/watch?v=mD7D7XRFvGU

 

Pareceme-me que neste tempo tinhámos poetas , nossa musica era obra de arte , atualmente o contexto da mesma cidade nos deu o funk

Ou então , veja pessoas nadando no Rio Tiete http://www.youtube.com/watch?v=jcU3bvaU_-Y

Estamos progredindo  mesmo ?  

Anúncios

3 comentários sobre “Você gostaria de viver no Brasil em 1940? Veja o video , acho que era um país melhor !

  1. desculpe, mas o que você fala simplesmente não se aplica hoje. a população era menor, não havia carros como temos hoje e também não havia indústrias. o emprego era próximo por que se limitava ao comércio. olhe os anos de ouro dos Estados Unidos nesta mesma época e lá também não havia o crack, as gangues e a violência que tem hoje e exportam para o mundo.

    cuidado com o saudosismo, ele é bom, mas tende a fazer perdermos o senso de realidade…

  2. isso é o que, em história, se chama anacronismo, ou passadismo. se não havia tanta violência, não havia cura para várias doenças, a imensa maioria das pessoas era pobre e não tinha acesso algum à saúde e educação, as mulheres não votavam, essa tal escola pública de qualidade não atendia nem um terço das crianças, as que podiam frquentar escolas, públicas ou privadas, eram ricas. portanto, não a pior nem melhor, a história não é uma linha do tempo rumo ao progresso, grande bobagem ensinada nas escolas, a história é uma roda, onde algumas coisas melhoram e outras pioram, só isso.

    • Darcio,

      Entendo seu comentário , porém o passadismo não nos impede de comparar , se havia coisas melhores e outras piores eu não posso ponderar se saimos ganhando ou perdendo? Seria melhor um Brasil sem internet e medicina avançada mas também sem a criminalidade que hoje há? Além disso podemos considerar as pessoas que viveram ambas épocas, a opinião delas conta, já que não cito um periodo tão distante , alias para um historiador os anos 1940 estão bem próximos dos tempos de hoje , não ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s