Quer trabalhar no exterior ? Veja como fazer passo a passo

trabalhar123

Se o mercado de trabalho é global porque se limitar somente ao Brasil ?

Muitos possuem o sonho de viver e trabalhar no exterior, em tempos globalizados talvez seu perfil não seja tão atrativo e diferenciado no Brasil mas pode haver empregadores que busquem pessoas como você fora das terras tupiniquins.

Neste cenário há um certo processo que precisa ser seguido , para tal, criamos uma lista de tarefas que lhe ajudará muito , caso tenha planos de fazer carreira no extrior.

Primeiro passo é ter um diploma de graduação , obviamente que ser formado é uma questão quase que essencial para pleitear uma vaga no mercado internacional .

Sendo graduado é aconselhável que se tenha uma experiência ( 3 anos ) na indústria na qual você pretende trabalhar. No meio tempo , é fundamental ter um inglês avançado e comprovado por um certificado internacional ( IELTS 4.0 / TOEFL IBT 60), em seguida preparar um CV em inglês no padrão internacional .

Neste ponto há duas situações : a) Você possui visto para o país no qual deseja se mudar
b) Você não possui visto

a) Você possui visto para o país no qual deseja se mudar :
Para os que possuem visto o passo seguinte é inscrever seu CV em sites de recrutamento online do país em questão e começar a montar um networking de contatos internacionais , este último pode ser feito por midias sociais sendo aqui a mais recomendável o Linkedin onde há diversos recrutadores trabalhando online e buscando talentos , ou participando de eventos internacionais que visitem o Brasil .
É importante ter um perfil online em inglês e mencionar no seu CV que você possui o visto e disponibilidade para se mudar.

b) Você não possui visto :
Não tendo visto e desejando trabalhar legalmente exige uma rota alternativa que se prova um pouco mais prolongada porém de eficiência maior.

Pode-se seguir o mesmo passo citado acima para as pessoas com visto pois ter um perfil em inglês e um networking internacional não fará mal nenhum , e , caso algum empregador internacional se dispor a patrocinar seu visto de trabalho ( improvável) nada mais seria necessário.

Por razões óbvias encontrar empresas que queiram patrocinar seu visto de trabalho sem que você tenha experiência internacional não vai ser fácil , assim o passo alternativo é fazer um mestrado , PhD ou MBA no exterior.

Entrar em uma escola internacional lhe permite não apenas ampliar seu networking e ter contato com a nova cultura mas lhe facilita conseguir o visto para prosseguir no país após se formar. Desnecessário dizer que isso varia de país a país, há lugares onde após terminar um MBA por exemplo cada formado recebe um visto de trabalho de 2 anos , além disso , as escolas possuem departamentos dedicados na recolação dos estudantes no mercado , conseguindo estágios, auxiliando na preparação do CV e criando networking. Este caminho , embora mais trabalhoso possui uma alta eficiência pois ao receber o visto estudante você terá contato com a cultura do país e a possibilidade de networking que pode mudar sua vida profissional para sempre ,e, é de conhecimento geral que uma vez estando dentro de um país legalmente como estudante fica muito mais fácil conseguir um visto definitivo , um empregador que lhe tenha como estagiário e aprecie seu trabalho tem muito mais chance de lhe oferecer um visto trabalho do que um empregador que veja seu CV online e sem experiência internacional .

Última dica , para os que querem seguir o caminho de estudar fora pesquisem sobre o exame GMAT que pode ajudar muito ( tendo uma boa nota ) a entrar em uma escola internacional e até pleitear uma bolsa de estudos.
Escolas Internacionais visitam o Brasil em Setembro :

Dia 14 ,São Paulo,evento com escolas de Mestrado e Doutorado Internacionais–QS World Grad School Tour – Inscreva-se aqui

Dia 14 , São Paulo , evento com escolas de MBA Internacional – QS World MBA Tour – Inscreva-se aqui

Dia 16 , Rio de Janeiro , evento com escolas de MBA Internacional – QS Connect 121 – Inscreva-se aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s