Custa mais caro estudar e viver em São Paulo do que em Dallas ! Fato ! Por que ?

brasil partido
Em reportagem publicada ano passado pela BBC Brasil foi exposta a situação de estudantes brasileiros que optaram por seguir seus estudos nos EUA, e concluíram que, as vantagens não recaem apenas em ter um diploma internacional , fluência em inglês e conhecer outra cultura, há também a vantagem de economizar dinheiro efetivamente.

Nos últimos anos o custo de vida no Brasil se elevou de maneira notória, assim estudantes que decidiram por sair do Brasil para um Mestrado, MBA ou Doutorado nos EUA por exemplo podem ter de fato economizado dinheiro.

Veja este trecho da reportagem :

Custo-benefício: “Para Guillermo, que terminou o curso de jornalismo dois anos atrás na universidade Mackenzie, em São Paulo, o mestrado em Mídias Emergentes e Comunicação (em média US$ 7 mil por semestre) é apenas um pouco mais alto do que o valor que desembolsou para se formar.

Em compensação, o custo de vida na região de Dallas-Fort Worth “não é nada” comparado com o da capital paulista, ele diz.

“A educação aqui se torna viável e de muita qualidade quando comparada com a brasileira. Então quando você coloca na balança, às vezes pode até pagar um pouco mais, mas o seu diploma vai valer mais”, conclui.

Entre os fatores que contribuem para o bom custo-benefício da escolha estão a qualificação dos professores e a estrutura disponível para o aluno.

“Você não precisa ir para Harvard para ter uma ótima educação”, avalia.

Percepção semelhante tem Stephanie, que está no terceiro ano do curso de Marketing de Negócios. Originária de Petrópolis, ela disse que optou pelos EUA depois de comparar os gastos de uma irmã que estuda em Curitiba.

A estudante também desfruta de uma bolsa de estudos concedida pela própria universidade a alunos estrangeiros. O financiamento reduz pela metade a anualidade de US$ 15 mil que estudantes de fora do país normalmente pagam.

“Acho que é uma vantagem em relação a meus amigos no Rio, que têm tantas dificuldades de encontrar moradias mais baratas, ou que precisam ir de Petrópolis usando o sistema público de transporte”, ela diz.

“Aqui tudo é tranquilo e seguro. E a qualidade de vida não se compara: tudo é mais barato.”

Esta reportagem continua “up to date” pois o custo de vida no Brasil continua a crescer e a minha questão é : como é possível ser mais caro viver e estudar no Brasil sendo que a qualidade de ensino e ainda mais evidente a qualidade de vida não seguem o mesmo padrão ?

Há algo errado ? Essa tendência vai mudar ? Mais brasileiros devem deixar o Brasil nos próximos anos ?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s