Você está preparado para fazer uma pós-graduação fora do Brasil ?

graos

Fazer um MBA, mestrado ou doutorado no exterior é o sonho de consumo de vários estudantes brasileiros , representa a possibilidade de viver em outras culturas aprender novos idiomas , conhecer pessoas de outras partes do mundo e ainda qualificar-se com um diploma internacional que pode abrir a porta para uma infinidade de oportunidades.
Porém não é sem nenhum esforço que o sonho se torna realidade. É fato que as condições economicas nunca foram melhores e também é certo que as oportunidades de bolsas de estudos estão por todas as partes , no entanto, o processo não é de todo simples e exige dos interessados dedicação , tempo e dinheiro.
Um dos primeiros passos é fazer o exame GMAT , a prova, baseada em conceitos de matemática e domínio da língua inglesa, tem o objetivo de mimetizar os desafios que os executivos poderão viver no cotidiano prático dos programas, mais de 4,8 mil escolas de MBA espalhadas por 83 países utilizam as notas do GMAT como uma etapa de seus processos de seleção de candidatos.
Outro ponto importante é o domínio do idioma inglês , não importa se sua escola está baseada na Suiça, França, Espanha ou China , a lingua inglesa será predominante na sala de aula e é de fundamental papel na comunicação com seus companheiros de classe que serão das mais diversas nacionalidades, sem contar que a maioria das escolas pedirá para fazer uma entrevista antes de aceitar sua matrícula assim você deve ao menos ser capaz de conversar abertamente sobre sua carreira e seus objetivos para o fututo em inglês.
Quando os dois pontos acima forem resolvidos começa a “papelada” com tradução juramentada dos diplomas e preenchimento do formulário de inscrição ( que por vezes é bem longo e complicado) para enfim redigir sua carta de motivação ( muito importante que seja bem escrita em inglês pois representa o porquê você quer realizar determinado programa e porque você merece uma bolsa por exemplo), e por último pode ocorrer que a escola peça uma ou duas cartas de referência de pessoas que trabalharam com você.
Assim sendo , a partir do momento que a decisão de se sair do país é tomada necessário se faz começar a se informar , ler , participar de eventos e seguir os passos que levam a sonhada vaga em uma escola internacional …que pode mudar totalmente os rumos de sua vida !

Dúvidas ? Experiências que queiram compartir sobre estudar fora e o processo ? Por favor , sintam-se livres para escrever. A troca de informações é fundamental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s